Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Justiça

MPT em Rondônia e Acre promove capacitação aberta ao público sobre Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas

Semana Regional de Mobilização e Articulação para Enfrentamento de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas acontecerá presencialmente em Porto Velho e com transmissão ao vivo pelo Youtube com acessibilidade


MPT em Rondônia e Acre promove capacitação aberta ao público sobre Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas - Gente de Opinião

Estão abertas a partir desta terça-feira (28) as inscrições para a Semana Regional de Mobilização e Articulação para Enfrentamento de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas, que acontecerá de 6 a 10 de março, em Porto Velho/RO. O evento gratuito e aberto ao público é organizado pela Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre) e pela Coordenadoria Regional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do MPT (CONAETE).

A Semana Regional de Mobilização e Articulação para Enfrentamento de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas tem como objetivo sensibilizar a sociedade e os governos para a gravidade dessas práticas nos estados de Rondônia e Acre, mobilizando ações conjuntas para prevenção e combate e articulando esforços para garantir a proteção e assistência às vítimas. A iniciativa busca promover a formação, diálogo e a cooperação entre diferentes atores e instituições, incluindo organizações da sociedade civil, órgãos públicos, agentes públicos de segurança, assistentes sociais, imprensa, entre outros, para enfrentamento dessas violações aos direitos humanos e construção de uma cultura de respeito à dignidade humana. 

Durante a semana serão realizadas reuniões internas, nos dias 6 e 7 de março, seguidas por oficinas de capacitação e palestras voltadas para o público geral nos dias 8, 9 e 10 de março, das 9h às 12h30. O evento será híbrido, com transmissão ao vivo pelo Youtube e presencialmente no auditório do MPT em Rondônia, localizado na Avenida Presidente Dutra, 4055, Bairro Olaria, Porto Velho/RO. 

A programação aberta ao público começará na quarta-feira, dia 8 de março, e contará com intérprete de Libras durante as oficinas e emissão de certificado de participação, carga horária de 10h de capacitação.

Confira abaixo a programação completa:

Programação da Semana Regional de Mobilização e Articulação para Enfrentamento de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas - TODOS POR UM

08/03 - Quarta-feira

9h - Trabalho em condições análogas à de escravo e tráfico de pessoas. Conceito. Casos reais. Camilla Holanda Mendes da Rocha. Procuradora do Trabalho. Coordenadora Regional da CONAETE (Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas).

11h - Trabalho escravo doméstico. Conceito. Casos reais. Lys Sobral. Procuradora do Trabalho. Coordenadora Nacional da CONAETE (Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas).

09/03 - Quinta-feira

9h - O papel das forças de segurança pública no combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas. Camilla Holanda Mendes da Rocha. Procuradora do Trabalho. Coordenadora Regional da CONAETE (Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas); e Jaime Fiomaro dos Santos Neto. Procurador do Trabalho.

 

10/03 - Sexta-feira

9h - O papel do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas. Admar Fontes Júnior. Coordenador da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo na Bahia (COETRAE/BA). 

11h - O papel da sociedade no combate ao trabalho escravo. Apresentação de projetos ao MPT para recebimento de recursos. Carlos Alberto Lopes de Oliveira. Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 14 Região/MPT Rondônia e Acre.

 

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas através do link: https://link.mpt.mp.br/EhvODET

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Junho Ambiental: MPF obtém decisão que obriga estado de Rondônia a proteger antigo território da Floresta Nacional do Bom Futuro

Junho Ambiental: MPF obtém decisão que obriga estado de Rondônia a proteger antigo território da Floresta Nacional do Bom Futuro

O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão favorável em ação civil pública que busca assegurar a proteção ambiental de áreas que integrav

MPRO obtém condenação de integrantes de organização criminosa investigada na Operação “Soldados da Usura”

MPRO obtém condenação de integrantes de organização criminosa investigada na Operação “Soldados da Usura”

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), obteve sentença con

Atuação do MPF garante regularização das contas do Fundeb em Santa Luzia D’Oeste (RO)

Atuação do MPF garante regularização das contas do Fundeb em Santa Luzia D’Oeste (RO)

Uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) resultou na regularização da gestão dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed

Junho Ambiental: MPF aciona Justiça para garantir saúde e saneamento na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia

Junho Ambiental: MPF aciona Justiça para garantir saúde e saneamento na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública, com pedido de liminar, para obrigar a União a construir Unidades Básicas de S

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)