Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Justiça

Comarca de Alta Floresta d'Oeste cumpre ciclo de palestras da campanha Maio Laranja

O combate à violência sexual às crianças e aos adolescentes ocorreu também em escolas indígenas


Comarca de Alta Floresta d'Oeste cumpre ciclo de palestras da campanha Maio Laranja - Gente de Opinião

No pátio de chão batido da escola indígena Anomãe, as crianças e adolecentes indígenas da etnia Tupari e Boatt Gearinny, ouviram da assistente social Joicy Karla Mancini de Oliveira e da psicóloga Elisangela Sobreira de Oliveira, formas de identificar e prevenir abusos ou violência sexual. A ação fez parte de uma série de palestras que o Núcleo Psicossocial da comarca de Alta Floresta d'Oeste cumpriu em alusão à campanha Maio Laranja, de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

colagemEscolaAldeia2

Durante todo o mês de maio, por conta do dia 18, considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, são desenvolvidas campanhas e projetos neste sentido por todo o Judiciário brasileiro. Em Rondônia, cada comarca programou atividades reflexivas, como a que ocorreu em Alta Floresta d'Oeste. De uma maneira lúdica, as profissionais do Judiciário buscaram desenvolver atividades que conscientizassem os alunos da escola indígena sobre possíveis situações de abuso e como procurar ajuda.

colagemEscolaAlta2

As palestras também foram realizadas em outras escolas da rede municipal de ensino tais como Escola Colégio Tiradentes, da Polícia Militar e a Escola Municipal 17 de junho, que ficam na cidade de Alta Floresta d'Oeste e a Escola Rural Boa Esperança, no Distrito Vila Marcão. As atividades tiveram o apoio da juíza substituta, que está responsável pela comarca, Ane Bruinjé. 

 

Oficina

MaioLaranjaAlta

No dia 30 de maio, o Nups da comarca aplicou a I Oficina de Escuta Especializada, voltada aos componentes de redes de proteção à infância, tais como Conselho Tutelar, equipes de saúde, educação e assistência social. A mesa de autoridades contou com a presença e participação da Defensoria, Delegacia, Ministério Público e Prefeito Municipal.  

A rede de proteção ainda está em processo de organização e formação do Comitê que dará início aos procedimentos da escuta especializada, que consiste em entrevista sobre uma possível situação de violência contra a criança ou adolescente com objetivo de garantir a proteção e o cuidado da vítima, podendo ser realizada por intuições ligadas à rede, profissionais da educação, da saúde, conselhos tutelares, serviços de assistência social, dentre outros. 

A oficina ocorreu no auditório do Fórum de Alta Floresta d'Oeste, com cerca de cinquenta participantes. “Todos eles se tornam aliados nossos no combate a essa triste realidade que muitas de nossas crianças enfrentam”, explicou a psicóloga Elisangela Sobreira de Oliveira.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Junho Ambiental: MPF obtém decisão que obriga estado de Rondônia a proteger antigo território da Floresta Nacional do Bom Futuro

Junho Ambiental: MPF obtém decisão que obriga estado de Rondônia a proteger antigo território da Floresta Nacional do Bom Futuro

O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão favorável em ação civil pública que busca assegurar a proteção ambiental de áreas que integrav

MPRO obtém condenação de integrantes de organização criminosa investigada na Operação “Soldados da Usura”

MPRO obtém condenação de integrantes de organização criminosa investigada na Operação “Soldados da Usura”

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), obteve sentença con

Atuação do MPF garante regularização das contas do Fundeb em Santa Luzia D’Oeste (RO)

Atuação do MPF garante regularização das contas do Fundeb em Santa Luzia D’Oeste (RO)

Uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) resultou na regularização da gestão dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed

Junho Ambiental: MPF aciona Justiça para garantir saúde e saneamento na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia

Junho Ambiental: MPF aciona Justiça para garantir saúde e saneamento na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública, com pedido de liminar, para obrigar a União a construir Unidades Básicas de S

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)