Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Justiça

MP participa de evento do projeto “Apadrinhando uma História"


MP participa de evento do projeto “Apadrinhando uma História" - Gente de Opinião

Na manhã desta sexta-feira (9/9), foi realizada na arquidiocese de Porto Velho uma capacitação envolvendo padrinhos cadastrados no projeto Apadrinhando uma História, idealizado pelo 2º Juizado de Infância e Juventude, Serviço de Acolhimento Institucional (SAIN) da Secretaria de Assistência Social e Família do Município de Porto Velho, Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público e Comissão Estadual Judiciária de Adoção.

O MP foi representado pelo Promotor de Justiça Marcos Tessila, que compôs a mesa de autoridades, juntamente com representantes do Tribunal de Justiça, Selo Unicef e Semasf. Em sua fala, o Promotor explanou sobre a importância do projeto na vida das crianças e adolescentes que estão nos serviços de acolhimento institucional e familiar da Capital.

O “Apadrinhando uma História” é um projeto que tem o objetivo de estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente em acolhimento institucional e familiar vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, psíquico, cognitivo, educacional e financeiro.

Nesse sentido são propostas diversas atividades que vão além de oferecer um bom desenvolvimento desses jovens, bem como tentar minimizar ou curar feridas sociais e emocionais das quais sofreram tanto na família natural, quanto no período em acolhimento institucional.

O programa foi idealizado em três modalidades: Padrinho provedor, aquele que dá suporte material ou financeiro à criança e ao adolescente, seja com a doação de materiais escolares, calçados, brinquedos, seja com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar e prática esportiva, dentre outros; Padrinho prestador de serviços, que consiste no profissional liberal que se cadastra para atender conforme sua especialidade de trabalho as crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, e Padrinho afetivo, aquele que se dispõe a dar afeto à criança/adolescente acolhido institucionalmente, visitando regularmente, buscando para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia, garantindo assim a convivência familiar e comunitária.

O Ministério Público participa efetivamente, com a divulgação do Projeto nos Conselhos de Direito, Conselho Tutelar, na mídia e na sociedade em geral. Além disso, a instituição também promove a elaboração dos materiais gráficos de divulgação do Projeto e emite pareceres nas solicitações de cadastro de apadrinhamento e ciência nas demais ações previstas no Projeto, quando necessária.

O MPRO também realiza oficinas de sensibilização e orientação para padrinhos/madrinhas, afilhados(as), funcionários e técnicos das unidades de acolhimento Apoiar o Projeto, zelando pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TJRO suspende prazos e altera horário de expediente na próxima segunda-feira (29)

TJRO suspende prazos e altera horário de expediente na próxima segunda-feira (29)

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) informa que na próxima segunda-feira, 29 de junho, o expediente nas unidades do Poder Judiciário estadual e

Junho Ambiental: MPF obtém decisão que obriga estado de Rondônia a proteger antigo território da Floresta Nacional do Bom Futuro

Junho Ambiental: MPF obtém decisão que obriga estado de Rondônia a proteger antigo território da Floresta Nacional do Bom Futuro

O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão favorável em ação civil pública que busca assegurar a proteção ambiental de áreas que integrav

MPRO obtém condenação de integrantes de organização criminosa investigada na Operação “Soldados da Usura”

MPRO obtém condenação de integrantes de organização criminosa investigada na Operação “Soldados da Usura”

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), obteve sentença con

Atuação do MPF garante regularização das contas do Fundeb em Santa Luzia D’Oeste (RO)

Atuação do MPF garante regularização das contas do Fundeb em Santa Luzia D’Oeste (RO)

Uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) resultou na regularização da gestão dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)