Porto Velho (RO) sábado, 4 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Justiça

MP celebra 40 anos de história com encontro de Promotores, reuniões de colegiados nacionais e solenidade no Teatro Estadual nesta quarta, quinta e sexta-feira


MP celebra 40 anos de história com encontro de Promotores, reuniões de colegiados nacionais e solenidade no Teatro Estadual nesta quarta, quinta e sexta-feira - Gente de Opinião

A história do Ministério Público de Rondônia - seus 40 anos de atuação na promoção da Justiça, dos direitos dos cidadãos e desenvolvimento sustentável do Estado-, será celebrada nesta quarta, quinta e sexta-feira (6, 7 e 8/7), em Porto Velho, com programação oficial que contempla, respectivamente, encontro de Membros do MPRO, reunião de colegiados nacionais compostos por integrantes da alta administração de MPs de todo o País e solenidade no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho. Este último evento terá a presença do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Paciornick.

 

“O MP rondoniense traz a essência pioneira de nosso Estado, apresentando, desde sua criação, marcos e inovações que o fizeram atingir projeção no país. Os eventos de julho expressam a dimensão da Instituição e de sua trajetória, dialogando com representantes de Poderes constituídos, sistema de Justiça e, claro, com a sociedade, usuária de nossos serviços”, afirma o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira.

 

Abertas para o público interno no dia 1º de julho, as comemorações de 40 anos do MPRO terão prosseguimento nesta quarta, com reuniões de Promotores de Justiça, no edifício-sede da Instituição. Os encontros, que se estenderão até quinta, abordarão na programação temas como Eleições Gerais em Rondônia; Direito Eleitoral Digital; Técnicas de Investigação para o Combate à Corrupção e Tutela do Patrimônio Público; Colaboração Premiada; Investigação de Ilícitos contra a Administração Pública; Despesa Pública e Investigações de Ilícitos Complexos de Corrupção, além de apresentações de núcleos e de Grupos de Atuação Especial.

 

As atividades terão como palestrantes o Procurador-Chefe do Ministério Público Eleitoral em Rondônia; Bruno Chaves; o Professor Alexandre Basílio (Analista Judiciário TRE/RS); o Coordenador do Núcleo de Apoio Eleitoral, Promotor de Justiça Glauco Maldonado Martins; o Promotor de Justiça Fernando Martins Zaupa (MP/MS); o Procurador da República Galtiênio da Cruz Paulino; o Promotor de Justiça Luciano Taques (MP/BA) e, ainda, o Promotor de Justiça Frank Ferrari (MP/BA).

 

Quinta-feira – Na quinta-feira, além do encontro de Promotores, a programação será composta pela reunião de colegiados nacionais de Procuradores-Gerais de Justiça; Corregedores-Gerais e Ouvidores-Gerais, às 9h, no prédio anexo II do Ministério Público de Rondônia.

 

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) se reunirá às 9h, no anexo II do MPRO, com a presença do chefe do MP rondoniense, anfitrião do evento, Ivanildo de Oliveira, e da presidência da Procuradora-Geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti. O evento terá a participação de demais mandatários do MP brasileiro.

 

CNCGMPEU e CNOMP - O Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMPEU) se reunirá sob a presidência do Corregedor-Geral do MPRO, Cláudio Woff Harger. Na pauta, constarão temas como assinatura de termo de cooperação técnica, o exercício da função eleitoral por Promotores de Justiça, entre outros assuntos de caráter institucional.

 

A reunião do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP) será conduzida pela Ouvidora do Ministério Público de Pernambuco, Selma Magda Barreto, ocorrendo nos períodos da manhã e da tarde. A atividade terá a presença da Ouvidora-Geral do MPRO, Promotora de Justiça Andrea Damacena Ferreira Engel. O encontro discutirá ferramentas e funcionalidades que vêm sendo implementadas na Ouvidoria das Mulheres e o papel das ouvidorias na mediação de conflitos, entre outros temas.

 

A Associação Nacional do Ministério Público (Conamp), entidade que congrega representações estaduais que atuam para a defesa dos interesses do MP brasileiro, também realizará encontro no contexto da programação de aniversário.

 

Palácio das Artes – A solenidade de aniversário do Ministério Público de Rondônia ocorrerá na sexta-feira, no Teatro Estadual Palácio das Artes, a partir das 8h30. Presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, o evento terá a presença do Colégio de Procuradores de Justiça da Instituição, chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de autoridades dos demais estados brasileiros.

 

Para a programação, está confirmada a presença do Ministro do Superior Tribunal de Justiça Joel Paciornick, que ministrará palestra sobre o “Princípio da Boa Fé no Processo Penal”. Na oportunidade, será realizada homenagem da Assembleia Legislativa ao MP rondoniense.

 

Criação – O Ministério Público de Rondônia foi criado pela Lei nº 41/81, a mesma que deu origem ao Estado de Rondônia. A Instituição viria a ser organizada com a publicação do Decreto-Lei nº 9, de 25 de janeiro de 1982, assinado pelo então Governador Jorge Teixeira de Oliveira. Nascia um órgão precursor, cuja base legal precederia um cenário de avanços e conquistas para o Ministério Público brasileiro.

 

Um dos pontos de destaque da história do MP rondoniense remonta à elaboração da primeira Constituição do Estado de Rondônia. À época, integrantes da Instituição atuaram junto a deputados constituintes para imprimir avanços e inovações, no capítulo que trataria do MP no texto constitucional do Estado. Parte destas modificações foram recepcionadas pela Constituição Federal em 1988, o que colocou o MPRO em uma posição de vanguarda em relação às demais unidades do país.

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO divulga aprovados na 1ª fase do Concurso para Promotor de Justiça Substituto

MPRO divulga aprovados na 1ª fase do Concurso para Promotor de Justiça Substituto

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) publicou nesta sexta-feira (3/5), no Diário Eletrônico da Instituição, o resultado da prova preambular refer

Justiça do Trabalho e Instituto Chance estimulam aprendizagem de jovens

Justiça do Trabalho e Instituto Chance estimulam aprendizagem de jovens

O auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) esteve repleto de jovens do Instituto Chance na manhã da última terça-feira (30/4

Até 6 de maio, estudantes de graduação e pós-graduação em Direito podem concorrer às vagas de estágio para Porto Velho e Ji-Paraná

Até 6 de maio, estudantes de graduação e pós-graduação em Direito podem concorrer às vagas de estágio para Porto Velho e Ji-Paraná

Foi prorrogado até a próxima segunda-feira, 6 de maio, o prazo para inscrição no concurso de estágio do Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia

MP Eleitoral fiscaliza o cumprimento de regras que facilitam o voto de indígenas e povos tradicionais

MP Eleitoral fiscaliza o cumprimento de regras que facilitam o voto de indígenas e povos tradicionais

Assim como o restante da população, indígenas e povos tradicionais têm até o próximo dia 8 para tirar o título de eleitoral ou regularizar a situação

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)