Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Justiça

Juiz de Rondônia se emociona ao lembrar de filho autista em solenidade na Assembleia Legislativa


Juiz de Rondônia se emociona ao lembrar de filho autista em solenidade na Assembleia Legislativa - Gente de Opinião
Juiz de Rondônia se emociona ao lembrar de filho autista em solenidade na Assembleia Legislativa - Gente de Opinião

O juiz auxiliar da Vara de Execuções Penais de Porto Velho, Flávio Henrique de Melo, protagonizou uma cena que comoveu todas as autoridades e o público presentes na sessão solene de comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O magistrado tentou por duas vezes iniciar o discurso, mas foi interrompido porque foi tomado pela emoção. O juiz Flávio Henrique de Melo é pai do Pedro de 3 anos e 8 meses que foi diagnosticado no segundo semestre do ano passado, com o espectro de autismo.

Depois do apoio recebido pela plateia, o magistrado conseguiu retomar a fala quando destacou os trabalhos desenvolvidos pela Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (VEPEMA), no sentido de doar recursos provenientes das verbas de prestação pecuniária para associações assistencialistas e instituições de caridades que se cadastram e apresentam projetos que atendam ao edital de chamamento público com objetivo de requerer parte desses recursos financeiros.

Ao se direcionar para o público, o magistrado se dispôs a prestar orientações. “Podem ter certeza que os senhores não estão sozinhos, como juiz e como pai, a minha motivação é muito grande. Sei que não poderei ser o destinatário de julgar essas causas porque tenho interesse de que essa demanda avance não só na área legislativa, mas na do Executivo com as políticas e normas inerentes a regulamentar e colocar em prática acima de tudo. Nós já temos algum arcabouço legislativo que ampara essas pessoas, o que falta realmente é a implementação e uma maior conscientização para que essas pessoas sejam de fato incluídas”, destaca o magistrado. “O autista não é uma pessoa esquisita pintada de preto e amarelo, de cor-de-rosa e verde, não é uma pessoa colorida. O autista é simplesmente uma pessoa que enxerga as coisas um pouco diferente da vida”, complementa o magistrado

Durante a solenidade, o juiz Flávio Henrique de Melo, agradeceu o espaço concedido pela Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia, que por meio do presidente da instituição, desembargador Alexandre Miguel, o indicou como representante do Poder Judiciário nas discussões sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Assembleia Legislativa. O magistrado reforçou sobre a necessidade de haver o ativismo Judiciário no sentido de preparar os órgãos públicos para atender crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais. “O que vale realmente é eu empregar, com a minha esposa e companheira, toda a minha vida para que meu filho mais novo e todos os outros se tornem pessoas de bem e inseridas na sociedade para servir outras pessoas. Quando digo que são pessoas especiais não é porque são diferentes, mas porque são pessoas do coração. Quem conhece o autista sabe o que estou dizendo. Você olha para ele e vê o sentimento aflorado, a naturalidade e a espontaneidade acima de qualquer coisa. Ele é muito mais natural do que qualquer outro, por isso considero eles especiais, por essa única e simples razão”, finalizou o magistrado durante o pronunciamento se dispondo a colaborar nas causas que envolvem pessoas com espectro de autismo.

Poder Judiciário de Rondônia engajado na Campanha de Conscientização do Autismo

O dia 2 de abril foi instituído como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a data foi escolhida pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), em 2007. Como forma de demonstrar o engajamento nas ações de conscientização ao autismo, o Tribunal de Justiça de Rondônia será iluminado de azul, cor que representa o símbolo da campanha, até o final do mês de abril, como forma de chamar a atenção para o TEA.

De acordo com a ONU, cerca de 70 milhões de pessoas são acometidas pelo autismo em todo o mundo. O Transtorno de Espectro Autista (TEA) consiste em uma síndrome que afeta o sistema nervoso central dificultando a habilidade de comunicação e interação social. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS Brasil) acredita que, em média, uma em cada 160 crianças são diagnosticadas com autismo no país. As campanhas de conscientização da síndrome têm como proposta a inclusão social dos autistas no sentido de oferecer oportunidades iguais como, acesso à saúde, educação e demais serviços públicos básicos.

Para conferir na íntegra o discurso basta acessar o link abaixo do minuto 48’30” até o 58’38”.

https://www.youtube.com/watch?v=74TAg7X4z20&feature=youtu.be

Gente de OpiniãoTerça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF recomenda ao Dnit que adote providências urgentes sobre o tráfego na ponte sobre o Rio Candeias do Jamari (RO)

MPF recomenda ao Dnit que adote providências urgentes sobre o tráfego na ponte sobre o Rio Candeias do Jamari (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a respeito da situação d

MPRO participará da 12ª Mostra Rural de Rondônia para atender a população e divulgar atuação ministerial

MPRO participará da 12ª Mostra Rural de Rondônia para atender a população e divulgar atuação ministerial

O Ministério Público de Rondônia estará presente na 12ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece entre os dias 26 e 31 de maio, no Centro Tec

Ministérios Públicos e Defensorias obtêm decisão que obriga elaboração de plano conjunto de abrigo a refugiados em RO

Ministérios Públicos e Defensorias obtêm decisão que obriga elaboração de plano conjunto de abrigo a refugiados em RO

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou que a União, o estado de Rondônia e a prefeitura de Porto Velho elaborem, em 120 dias, um

MP Eleitoral obtém condenação de candidata, partido e dirigentes por fraude à cota de gênero em Pimenta Bueno

MP Eleitoral obtém condenação de candidata, partido e dirigentes por fraude à cota de gênero em Pimenta Bueno

O Ministério Público Eleitoral (MPE) obteve, junto à Justiça Eleitoral, as declarações de uma candidatura, do Partido Agir e de seus dirigentes pela

Gente de Opinião Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)