Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Juntar PT, PSB e PSOL juntos no mesmo balaio é um desafio gigantesco


Juntar PT, PSB e PSOL juntos no mesmo balaio é um desafio gigantesco - Gente de Opinião

De olho na água

O Brasil sempre foi um paraíso de águas e seria injusto dizer que deixou de ser, mas atualmente há novidades assustadoras se acumulando para abalar essa convicção. O dono das maiores reservas de água doce do planeta possui regiões nas quais a escassez de água para consumo já é uma realidade.

Muita água é perdida por má governança, por onde se pode concluir que a falta do precioso líquido nas regiões carentes é fruto da incapacidade administrativa e da incompetência para aproveitá-la melhor. Neste caso, sabe-se que 40% da água tratada, ou seja, procedente da capacidade de qualificá-la para o consumo, perde-se antes de chegar às torneiras dos lares e das empresas.

Uma das piores notícias para as regiões que ainda possuem fartura de água é o confronto com as memórias dos pais e avós: eles contavam com chuvas regulares e atualmente elas já não bastam para repor a água utilizada para abastecimento e irrigação.

Os brasileiros que ainda não se preocupam com a falta ou redução da capacidade de armazenamento natural de água sabem menos que os controladores dos satélites da Nasa. Ao estudar variações no campo gravitacional da Terra eles percebem a redução da presença de água nos aquíferos. Na Amazônia, pelo menos por enquanto, a água que sai deles pode ser reposta pelos rios, mas as secas piorando fazem com que cedam água aos rios. A Nasa está de olho e seus alertas não podem ser ignorados.

..........................................................................................................................

Centro histórico

O prefeito Leo Moraes (Podemos) e o governador Marcos Rocha (PSD) estão reforçando a situação do decaído centro histórico de Porto Velho abandonado e decadente nos últimos anos. Da parte do prefeito Leo Moraes, a rua do Hexa, montada nas proximidades do Prédio do Relógio para os eventos da Copa do Mundo tem sido um sucesso. Do lado do governador Marcos Rocha a estruturação dos batalhões da PM agora operando ao lado da Catedral Metropolitana reforça a questão da segurança em toda a região central de Porto Velho. Outras medidas serão tomadas para a revitalização do centro histórico da capital.

Frente de esquerda

Constatando seus candidatos caindo pelas tabelas, alguns dirigentes começam a discutir a possibilidade da criação de uma frente de esquerda, reunindo o PT de Expedito Neto, o PSB de Samuel Costa e o PSOL de Luís Carlos Teodoro. Mas juntar todos estes partidos no mesmo balaio é um desafio gigantesco, todos com interesses dispares. A bem da verdade, todos juntos ainda seria pouca coisa para enfrentar os candidatos de ponteira que disputam duas vagas num previsível segundo turno, que são Marcos Rogerio (PL-Ji-Paraná), Hildon Chaves (Federação União Brasil/Progressistas) e Adailton Fúria (PSD-Cacoal). Seria a “Frente dos Abraçados e Afogados”.

Pautas 2026

Todos governadoraveis estão incluindo nas suas pautas nos respectivos planos de governo a industrialização de Rondônia. Uma proposta pioneiramente defendida pelo candidato ao então Palácio Presidente Vargas José de Abreu Bianco nas eleições de 1998, sendo o seu grande mote de campanha influenciando na sua vitória naquele pleito. Na época Rondônia ainda não contava com as duas poderosas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, faltava energia para um programa de industrialização mais consistente. Hoje com fartura de energia, a proposta da industrialização é mais exequível e une todas as entidades representativas do estado, lideradas pelo presidente da Fiero Marcelo Thomé.

O melhor vice

Se discute em Porto Velho qual seria o melhor vice dos candidatos a governador em Rondônia. Seria interessante m debate entre os principais vices já indicados para os candidatos de ponteira, que são o ex-deputado estadual Everton Leoni (vice de Adailton Fúria), deputado estadual Cirone Deiro, vice de Hildon Chaves e o deputado estadual Delegado Camargo, vice de Marcos Rogério. Com as convenções partidárias em julho e a homologação das candidaturas seria interessante alguns órgãos de comunicação também inclusive no rol dos debates os postulantes a vice.

As dificuldades

Os indícios já mostravam desde o início do ano que a prefeitura de Porto Velho e o governo do estado de Rondônia encontrariam dificuldades financeiras ao longo de 2026. Não deu outra. O prefeito Leo Moraes (Podemos) obrigou-se a adotar restrições orçamentárias e o governador Marcos Rocha reduzindo os gastos do Palácio Rio Madeira, sede do governo estadual. Já existem reclamações de fornecedores com pagamentos com atrasos. Porto Velho teve um êxodo demográfico e, com menos gente, menos contribuintes pagando impostos. Neste contexto de dificuldades, o pagamento do funcionalismo é prioridade dos mandatários.

Via Direta

***Nos bastidores alguns vereadores começam a se rebelar contra a administração do prefeito  de Porto Velho Leo Moraes (Podemos) depois das restrições orçamentárias impostas pela municipalidade *** Ocorre que o prédio do relógio padece com a condição econômica da capital e está economizando para poder honrar seus compromissos com os servidores e fornecedores e como estamos em ano eleitoral os vereadores gulosos querem mais benefícios *** Nada diferente de gestões anteriores, também repletas de edis sanguessugas ***Já se preparando para o recesso parlamentar de julho, a Assembleia Legislativa de Rondônia deve limpar a pauta durante a semana. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Calcanhar de Aquiles e Marcos Rogério teria preferência por enfrentar Adailton Fúria no segundo turno

Calcanhar de Aquiles e Marcos Rogério teria preferência por enfrentar Adailton Fúria no segundo turno

Piados ausentesAchar a ave sururina-da-serra (Slaty-masked Tinamou) no Parque Nacional da Serra do Divisor no final do ano passado reforçou a certe

 Ivo Cassol se alinhou a Adailton Fúria, chapa da Federação a mais equilibradas e o cone Sul rondoniense rachado

Ivo Cassol se alinhou a Adailton Fúria, chapa da Federação a mais equilibradas e o cone Sul rondoniense rachado

Yankees, venham!O temor de ocupação militar estrangeira na Amazônia é uma velha paranoia nacionalista da ditadura, realimentada em 1989 por uma des

Uma assombração para Léo Moraes e sete estados já pediram o reforço das forças armadas para as eleições

Uma assombração para Léo Moraes e sete estados já pediram o reforço das forças armadas para as eleições

Não se misturaO maior perigo dos períodos eleitorais é o presidente misturar candidatura com assuntos de governo. O presidente norte-americano Dona

Invisível por enquanto, os grandes naufrágios e as contradições

Invisível por enquanto, os grandes naufrágios e as contradições

Invisível por enquantoSegundo um dos mais famosos (e sábios) ditados populares, “macaco velho não mete a mão em cumbuca”. A cumbuca é uma cuia aber

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)