Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Rondônia

Caerd alerta moradores quanto ao desperdício de água nesta época do ano


Caerd alerta moradores quanto ao desperdício de água nesta época do ano - Gente de Opinião

Todo ano, no período, conhecido por “verão amazônico”, marcado por intenso calor e seca, o nível da água dos rios, mananciais e poços artesianos tendem a baixar. Uma época que dificulta o fornecimento de água realizado pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Caerd.

 

Em Porto Velho, no Bairro Três Marias, zona Leste da cidade - também atendido por três poços tubulares profundos da Caerd, estão com a produção média regular de água baixa. A Companhia vai contratar uma empresa para realizar a limpeza dos poços com a finalidade de retornar com a produção regular e normalizar o fornecimento.

 

O período de estiagem tem atingido outros bairros do município e a Caerd busca da melhor forma possível atender as famílias que estão com poços secos, por meio de caminhões-pipa, porém a demanda é grande.

 

“As solicitações pelo serviço do caminhão-pipa da Caerd de julho até agosto somam 347, isso só na Capital. Cada caminhão tem capacidade para 16 mil litros cúbicos de água, que abastece 16 famílias; uma média de mil litros por casa. A Companhia possui dois veículos deste porte e nem sempre dá para atender aos pedidos. Estamos dando prioridade para casos de urgência, como: unidades de saúde e escolas”, explicou o coordenador da Diretoria Técnica e Operacional, Newton Sérgio.

 

“Não tenho do que reclamar; sempre que faço a solicitação do caminhão-pipa sou atendida e após abastecer a caixa d'água da minha casa, ajudo mais sete famílias que moram perto”, ressalta a moradora do Bairro Três Marias, Joiciane dos Santos Cabral Ferreira.

 

Cleverson Brancalhão, presidente da Caerd,  esclarece que problemas de abastecimento de água em Rondônia tendem a ser sanados com o término das obras do Plano de Aceleração do Crescimento - PAC. “As obras foram retomadas, com previsão de conclusão para ainda este ano. Enquanto os trabalhos não forem concluídos, a melhor atitude é a população fazer o uso racional da água”, pontuou.  

 

A Caerd orienta algumas medidas visando evitar o desperdício neste período do ano, como:

 

·        diminuir o tempo de banho no chuveiro;

·        evitar lavar calçadas com mangueira;

·        não deixar torneiras pingando;

·        não deixar água da torneira correndo ao lavar louças;

·        escovar os dentes com torneira fechada;

·        verificar se há vazamentos;

·        molhar plantas à noite ou ao amanhecer;

·        Motivar os familiares e amigos a praticarem a racionalização do uso da água.

 

Outra orientação da Caerd é que cada residência tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, para ter água por 24 horas, no mínimo.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicatos do Fisco ameaçam paralisar atividades após Governo sinalizar diminuição de recursos do FUNDAT

Sindicatos do Fisco ameaçam paralisar atividades após Governo sinalizar diminuição de recursos do FUNDAT

O Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais do Estado de Rondônia – SINDAFISCO, juntamente com o Sindicato dos Analistas Tributários e A

Governo de RO estabelece horário especial em órgãos estaduais durante jogo da Seleção Brasileira, nesta segunda-feira, 29

Governo de RO estabelece horário especial em órgãos estaduais durante jogo da Seleção Brasileira, nesta segunda-feira, 29

Em razão da partida de futebol da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, o governo de Rondônia definiu um horário especial de funcionamento pa

Jogo do Brasil: expediente no MPRO terá horário diferenciado na próxima segunda, com atendimento de plantão para urgências

Jogo do Brasil: expediente no MPRO terá horário diferenciado na próxima segunda, com atendimento de plantão para urgências

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), nas unidades da capital e do interior, terá horário diferenciado de expediente, das 7h às 11h, na

Pacientes da saúde mental passam a contar com moradia e acompanhamento em residências terapêuticas em Rondônia

Pacientes da saúde mental passam a contar com moradia e acompanhamento em residências terapêuticas em Rondônia

Com o objetivo de garantir direitos e cidadania a pacientes diagnosticados com transtornos mentais, o governo de Rondônia iniciou em junho processos

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)