Porto Velho (RO) quarta-feira, 4 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Crônica

Ser doutor, é necessário


Humberto Pinho da Silva - Gente de Opinião
Humberto Pinho da Silva

Acabo de saber que minha neta Margarida, recebeu lindo diploma, por ter concluído o " curso", no Jardim-de-infância.

Teve direito a tudo: chapéu de formada e passeio de finalista, por dois longos dias.

O ensino está tão divulgado – e ainda bem, – que até as menininhas imitam os que concluem licenciatura.

Dizia Marden, e com razão:" Dá-se mais importância ao diploma, que representa sabedoria fictícia, do que à verdadeira sabedoria sem garantia do diploma." (1)

Se no tempo de Marden era assim, agora é pior. Quem não possui " canudo", dificilmente consegue singrar em qualquer profissão.

E para que todos possam obter diploma, criam-se Faculdades e Escolas, sobre tudo e nada.

Certa ocasião o jornalista da RTP, João Adelino, foi indicado para moderar debate. O seu assessor informou-o que um dos intervenientes recusava-se a entrar no estúdio, porque o moderador não o tratava por "Doutor". (2)

A ideia piramidal de transformar a Universidade em fábrica de licenciados, tornou, segundo Karl R. Popper, o estudo desinteressante. Numa conferência realizada em Zurique, em 1958, disse: " Para os estudantes da minha geração, sem recursos, a luta pelo saber constituía uma aventura, que exigia pesados sacrifícios, o que conferia aos conhecimentos obtidos, valor singular." (3)

Como se sabe tudo que se obtêm sem sacrifício, nunca é devidamente apreciado.

A facilidade, no ensino, torna, em regra, abundância de licenciaturas, mas nem sempre abundância de bons profissionais.

Os diplomas, são"Hábitos", como disse Diogo Couto, na carta que dirigiu a El-Rei:

" Não peço a S. Majestade que me faça fidalgo nem que me dê o hábito de Cristo, porque o mundo está tão cheio deles, que ainda hei-de ser conhecido por homem que não tem hábito (4)

E na mesma obra, declara: " (...) Homem que não é fidalgo não é chamado para nada".

É o que acontece nos nossos dias em concursos públicos (e não só,) que, em regra, requerem licenciaturas, para quase tudo.

Por isso é que todos andam atarefados para alcançarem o almejado diploma, seja em que for, e da forma que for. Até ilustres autodidactas, tiram licenciaturas, para que lhes reconheçam os conhecimentos, pelo diploma...

E o Estado, conhecedor dessa ambição e necessidade, vai facilitando o ensino.

Ter diploma dá prestigio, e satisfaz a vaidade... e algumas vezes até dinheiro...

Bem disse Mário Soares: " Em Portugal, o doutor é qualquer coisa de extraordinário, quase um título de nobreza. " (5)

                                                *

1 - " Poder da Vontade" - Livraria Figueirinhas

2 - " Jornal de Notícias" - 14/04/12

3 - Em Buscar de um Mundo Melhor" - Editora Fragmentos

4 - Prólogo do " Soldado Prático" - Livraria Sá da Costa

5 - " O Primeiro de Janeiro" - 21/07/92

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Quantas senhoras há?

Quantas senhoras há?

Entre as numerosas mensagens que recebi pelo Facebook referentes a Sua Santidade, o Papa Francisco, encontrei uma, que me chocou, pela estupidez cra

O Devir da Reputação Social

O Devir da Reputação Social

As reputações são construídas a partir da opinião alheia, por isso não devíamos nos preocupar com o que os outros pensam da gente, para não nos estr

O perigo de cativar

O perigo de cativar

No início da tarde de domingo, de 31 de julho de 1944, o escritor e aviador, Antoine de Sant- Exupéry, desapareceu, para sempre, no mar Mediterrânic

Descer à Capital

Descer à Capital

Certa ocasião fui convidado por casal amigo, para almoçar. Ele, ocupava cargo de relevo numa empresa pública; ela, era professora.Durante o repasto

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)