Porto Velho (RO) segunda-feira, 7 de abril de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Crônica

Como surgiu o selo dentado?


Como surgiu o selo dentado? - Gente de Opinião

Estava o jornalista Charles Toeter a enviar as crónicas, para os jornais onde colaborava, quando após as ter introduzido nos envelopes, reparou que não tinha, à mão tesoura, para separar as estampilhas, que vinham – como era uso, na época, – unidas numa folha de papel.

Reparou, de repente, que sobre a banca de trabalho, havia um alfinete. Com paciência e vagar, iniciou a picotagem ao redor de cada selo.

Concluída a trabalhosa e paciente tarefa, separou facilmente os selos, colando-os nos respetivos sobrescritos.

Como o leitor certamente conhece, só em 1867, os selos em Portugal, é que surgiram pela primeira vez denteados.

Henry Archer, seu amigo, presenciou essa paciente tarefa, e imaginou que seria prático, que as estampilhas viessem já denteadas.

Tanto matutou, que engendrou rudimentar máquina, que executasse a tarefa.

Satisfeito com a invenção – que na realidade não era só sua, – dirigiu-se aos Correios, esperançado de vender a descoberto.

Conseguiu; obtendo a bonita quantia de 4.000 libras.

Henry Archer ficou conhecido no mundo filatélico como ter descoberto a serrilha dos selos, em 1847. Assim como Bell, foi reconhecido como o inventor do telefone, Henry Archer – aproveitando ideia do amigo, – ficou como o inventor dos selos denteados.

No tempo da minha infância, quase todos os adolescentes, possuíam uma coleção de selos, mais ou menos catalogados, por: datas, países ou temas.

Com o aparecimento do computador e do telemóvel, as cartas – que foram o encanto dos namorados, – quase desapareceram, e com elas o interesse de colecionar selos, e é pena que assim seja, porque é passatempo de reconhecido interesse cultural.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Estátua da Responsabilidade e o Poder Moderador

A Estátua da Responsabilidade e o Poder Moderador

Nos meus tempos de faculdade presencial, nos idos das décadas de 1960/1970, tínhamos, durante o ano letivo, praticamente 4 meses de férias – para nó

¨1 Anos - Nas trilhas do tempo

¨1 Anos - Nas trilhas do tempo

Hoje completo 61 anos. Não são apenas números, mas marcos de uma jornada que moldou quem sou. Se pudesse resumir essas seis décadas em uma palavra,

Os restos mortais de Eça; pertencem ao estado ou á família?  (Continuação)

Os restos mortais de Eça; pertencem ao estado ou á família? (Continuação)

Também Manuel Tavares Vieira, na: " Tribuna Pacense", de 27/X/2023, ao comentar a trasladação, afirma: " Não se percebe muito bem esta súbita vontad

Ad Immortalitatem

Ad Immortalitatem

A partir da descoberta do fogo, os sapiens, neandertais e demais grupos primitivos passaram a se reunir em famílias e dessas reuniões foram surgindo

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)