Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

NO DIA DA AMAZÔNIA, MAIS UMA TRISTE NOTÍCIA DE DESTRUIÇÃO


NO DIA DA AMAZÔNIA, MAIS UMA TRISTE NOTÍCIA DE DESTRUIÇÃO - Gente de Opinião

NO DIA DA AMAZÔNIA,
MAIS UMA TRISTE NOTÍCIA DE DESTRUIÇÃO

Neste sábado, Dia da Amazônia, quando deveríamos estar falando em progressos na questão ambiental, a notícia que chegou é das piores possíveis. Só numa área que começa numa área de Machadinho do Oeste, em Rondônia e vai até Manicoré, no vizinho Amazonas, grupos de invasores destruíram mais de 600 quilômetros de floresta, para construir estradas que levam à mineração ilegal de ouro e à exploração também completamente fora da lei de madeira, a maioria nobre, de toda essa região gigantesca. A continuar nesse ritmo, apenas essa quadrilha enorme de criminosos terá destruído, até 2016, uma área de floresta, entre essa área desde o nosso território até o sul amazonense, maior que todo o Estado do Acre. A exploração ilegal de madeira chegou a tal ponto que quadrilhas especializadas estão negociando todos os tipos de produção da floresta, usando serrarias ilegais e “esquentando” documentos para transporte das toras, muitas vezes com subornos pagos a servidores públicos. Esses mesmos, que deveriam cuidar da preservação ambiental. Ao mesmo tempo, outros grupos, explorando ilegalmente garimpos de ouro, também ajudam a destruir a vasta área. Há mais: só entra nesses locais, vigiados por grupos fortemente armados, quem eles autorizam. Senão, quem se mete é recebido à bala.

Donos de fazendas e de pequenas propriedades, que usam a terra para a produção agrícola e até sua sobrevivência, não sabem mais a quem recorrer. O Ministério Público Federal poderia exigir que a Força Nacional de Segurança entre com tudo no assunto e vá atrás dos bandidos. O roubo de madeira  e a destruição de mananciais de água, na região do Baixo Madeira, com o garimpo ilegal de ouro, são crimes contra todo o Brasil. No dia da Amazônia,  protestemos contra  mais essa tragédia contra a nossa floresta. Lamentável!

DESTRUINDO A HISTÓRIA

Há ainda outra questão importante acontecendo nesta região onde a bandidagem se apossou para roubar e destruir. Máquinas potentes (como chegam lá? Ninguém vê a destruição? Ninguém vê as estradas sendo abertas ilegalmente, à base da derrubada de milhares de árvores?): o fim de importantes sítios arqueológicos.  Entre Humaiitá e Manicoré, os pesados equipamentos usados na destruição de árvores e no garimpo arrasam com parte da nossa história. Em pelo menos cinco áreas indígenas, sepulturas são abertas pelas máquinas, que passam por cima de tudo. Ué, mas isso ninguém investiga e nem protesta? Onde estão as autoridades e  as milhares de ONGs estrangeiras que dizem proteger nossa riqueza natural e nossos índios?

RIO AMEAÇADO

Por falar em garimpo ilegal, é sempre bom lembrar que ele continua livre, leve e solto no rio Madeira, inclusive sendo realizado em área totalmente proibida, perto do centro de Porto Velho. Dezenas de dragas (algumas enormes) e balsas estão na área, ficando encostadas nas margens durante o dia e trabalhando arduamente à noite, à busca de ouro que, na verdade, ainda é abundante no leito do rio. Jogando mercúrio in natura para separar o ouro da areia e da água, os garimpeiros estão ajudando, de novo, a destruir nosso maior rio e trazendo riscos para a saúde dos porto velhenses. Não há qualquer fiscalização.

NERVOS À FLOR DA PELE

Nesta segunda, a partir das sete da noite, tem o grandes desfile cívico de Sete de Setembro, na Capital. Militares e estudantes vão sair às ruas para comemorar os 193 anos da Independência. Como nos últimos anos, o desfile será à noite, porque durante o dia ninguém suportaria o calor que os termômetros estão marcando. O desfile será na avenida Migrantes (e não Imigrantes, como muitos erradamente chamam), entre Jorge Teixeira e Rio Madeira. Com o povão com os nervos à flor da pele, é bom que os políticos presentes se preparem para ouvir vais e manifestações...

DIÁRIAS ILEGAIS

O Ministério Público Federal descobriu mais um rolo. Dessa vez, no Tribunal Regional do Trabalho, que atende Rondônia e Acre. A ex presidente Rosa Maria Silva e quatro servidores estão sendo processados a devolver diárias que receberam sem jamais terem viajado. A ex presidente é ré no processo porque sabia da trama e nada fez para impedi-la, segundo a denúncia do MPF. Os acusados vão responder por improbidade administrativa e terão que devolver o dinheiro, corrigido. É mais um entre tantos rolos de corrupção envolvendo órgãos públicos. Uma vergonha!

DEDO NA REPRESA

A situação financeira das Prefeituras, no geral, é lastimável. Dá para se contar nos dedos as que estão com suas finanças em dia e com dinheiro em caixa. Em Rondônia, a crise já chegou com tudo, em algumas localidades. Rolim de Moura é uma delas. Dívidas de mais de 30 milhões de reais estão emperrando o andamento da administração do novo prefeito Luizão do Trento. Ele cortou o próprio salário e dos comissionados, mas é como colocar o dedão para segurar o furo de uma represa. Se não entrar grana nos cofres do município, a coisa pode explodir. A situação é caótica.

PERGUNTINHA

Neste Sete de Setembro, 193 anos da Independência, o brasileiro tem mais a comemorar ou a lastimar pela situação em que o país está vivendo?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Júnior fala em arapongagem, acusa deputado e nega qualquer desvio, em pronunciamento na internet

Júnior fala em arapongagem, acusa deputado e nega qualquer desvio, em pronunciamento na internet

No dia anterior, o deputado estadual Marcelo Cruz divulgou um documento com graves acusações contra seu colega parlamentar, Ribeiro do Sinpol, afirm

Rondônia precisa de olhos voltados para o futuro e não de uma crise política 15 meses antes da eleição

Rondônia precisa de olhos voltados para o futuro e não de uma crise política 15 meses antes da eleição

          Tudo o que Rondônia não precisa, neste momento, é da crise política que se avizinha. Onde os prejuízos cairão primeiro na população e depo

TRE oficializa Rafael Fera como novo deputado federal por Rondônia. Mas ainda falta muito para ele assumir

TRE oficializa Rafael Fera como novo deputado federal por Rondônia. Mas ainda falta muito para ele assumir

Tudo mudou para tudo continuar (quase) igual. Na retotalização dos votos da última eleição, depois que as regras do jogo foram mudadas quando já tin

Diminuem os católicos, crescem os evangélicos. Em Porto Velho, os números apontam para um empate técnico

Diminuem os católicos, crescem os evangélicos. Em Porto Velho, os números apontam para um empate técnico

          Para o Vaticano, o Brasil continua sendo o país mais católico do mundo, com 182 milhões de seguidores da Igreja Católica. Os números oriund

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)