Segunda-feira, 30 de outubro de 2023 - 13h24
Duplicação da BR-364, reforma agrária, atualização do valor da terra nua: isso tudo e muito mais significa trabalho para peritos. Assim, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) em Rondônia promoverá um curso intensivo e completo na área de imóveis rurais em Cacoal, nos dias 20, 21 e 22 de novembro, na sede da Unesc, e em Ji-Paraná, dias 23, 24 e 25, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Estão previstos aspectos multidisciplinares nas diversas áreas tecnológicas, econômicas, imobiliárias e jurídicas.
O professor Carlos Michelini, integrante do Ibape-MT, e conselheiro do CREA daquele estado, abordará diversos temas, entre os quais, em 12 horas de aulas, os seguintes: Posicionamento geográfico;
Geoprocessamento;
Interpretações de imagem por satélite e aerofotogrametria;
Levantamento topográfico e georreferenciamento;
Aspectos fundiários: Função Social da Propriedade Rural, Regularização fundiária (legitimação, excesso e devoluto);
Estudos dominiais;
Certidões da propriedade;
Certidões de cadeia dominial e vintenária;
Base cadastral; Hipoteca;
CPR-cédula do produtor rural (penhor);
Meio ambiente;
Zoneamento econômico;
Análise técnica da propriedade;
Avaliação de imóveis rurais e urbanos etc.
Medidas exatas entre lotes agrários e reservas florestais melhoram a partir da ação de engenheiros peritos
“O curso se destina também a acadêmicos do último período dos Cursos de Engenharia [10º período], profissionais de todas as modalidades das Engenharias, arquitetos, urbanistas e até advogados”, frisa o presidente do Ibape-RO, engenheiro florestal Joel Magalhães.
Segundo Magalhães, todas as prefeituras assumiram a cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR) e estão contratando avaliações de imóveis rurais para atualizar o Valor da Terra Nua (VTN). Da mesma forma, empresas diversas também querem avaliar imóveis com vistas a alugá-los ao plantio de soja.
Outras atribuições: servidões para passagens de linhões, duplicação de rodovias, abertura de novas estadas (rodoanel) e alagações de imóveis rurais ribeirinhos por construções de hidrelétricas; avaliações de imóveis urbanos e de glebas urbanizáveis, visando loteamentos para condomínios e chácaras.
O presidente do Ibape-RO lembra que o governo federal deve favorecer a reforma agrária, o que certamente exigirá perícias e avaliações de imóveis rurais que serão desapropriados. “Isso demandará a participação de profissionais com conhecimentos no setor”, ele frisa.
Magalhães também acredita que a capacitação resultante do curso trará reflexos diretos na sociedade porto-velhense, quando profissionais habilitados forem avaliar imóveis urbanos.
“Somente com conhecimento técnico efetivamente suficiente é possível contestar o novo valor venal atribuído a cada imóvel, utilizado como base referencial para a taxação do IPTU”, ele acrescentou.
De Periquitos ao Cine Embaúba, Nilsinho exibiu Bruce Lee e Zé do Caixão para alegria dos garimpeiros
Em Periquitos, o primeiro garimpo onde trabalhou, Nilsinho viu muito ouro em movimento. Falo de Eunilson Ribeiro, um dos personagens do meu livro "Ter
Do resgate de línguas indígenas, tupi faz aniversário de 20 anos em Rondônia
Faz 20 anos que o linguista Nilson Gabas Júnior, do Museu Paraense Emílio Goeldi, iniciava em Rondônia seu projeto de resgate da língua tupi. Ele visi
Tem morcego no curral? Chame o Governo
Quero hoje falar de morcegos. O governo estadual tem profissionais competentes que tratam do assunto. Em minha fase de repórter na comunicação social,
Fest CineAmazônia faz falta em tempos de violência e do fim dos pajés na região amazônica ocidental
Como faz falta o Fest CineAmazônia! No atual período de envenenamento agropecuário e ataques latifundiários madeireiros a acampamentos camponeses na r