Porto Velho (RO) quinta-feira, 15 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Francisco Aroldo

Nova diretoria para o Conselho de Leigos e Leigas de Porto Velho


Nova diretoria para o Conselho de Leigos e Leigas de Porto Velho - Gente de Opinião

No último final de semana, dias 14 E 15 de setembro, leigos e leigas da arquidiocese de Porto Velho e sua área de abrangência, o  reuniram-se na sede dCentro Arquidiocesano de Pastoral (CAP) em Porto Velho para o Encontro do Laicato. Estiveram presentes 71 representantes do conselho do laicato de todas as paróquias que congregam a arquidiocese de Porto Velho.

O tema do encontro, uma Assembléia Eletiva Arquidiocesana do Conselho de Leigos e Leigas, foi o texto base do Conselho Nacional do Laicato Brasileiro – CNLB: “Um novo olhar, um novo agir”, com o lema: "Eu vi, ouvi e desci." (Ex.: 3-7/8) conduzido pelo professor Carlos Oliveira e pelo professor Doutor José Dettoni; também foi abordado a temática do Sínodo Pan-Amazônia que será no mês próximo de outubro.

O padre coordenador arquidiocesano de pastoral, professor Doutor Valdecir Cordeiro proferiu palestra sobre a Igreja, suas estruturas e formato eclesial e também sobre o papel fundamental dos cristão leigos e leigas em sua missão de sal da terra e luz do mundo, como forma de elevar a condição de construtores positivos da sociedade ideal pelo ativismo e pelo protagonismo responsável.

Vários presbíteros, religiosos e religiosas de várias denominações do mundo católico estiveram presentes e professores da Universidade UNIR também, como o professor Fernando Novoa que fez palestra sobre os condicionantes atuais do posicionamento individual no meio coletivo e nas organizações instituídas. 

O arcebispo de Porto VelhoDom Roque Paloschi, um dos articuladores na Amazônia e organizadores do Sínodo que acontecerá em Roma, fez o encerramento e uma celebração muito concorrida na capela do Centro (CAP).

Na ocasião, houve a eleição dos novos membros do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas Cristãos que estarão à frente do organismo de 2019 a 2022.

Professor Carlos Oliveira, economista Francisco Aroldo Vasconcelos, AlexsanderIsrael, professora Giscélia Vieira e o senhor Everaldo Luzia.

Ainda no mês de outubro, os novos membros eleitos devem apresentar o planejamento de atividades para 2020 envolvendo atividades com as pastorais em todas as paroquias e comunidades católicas da sua área de atuação que inclui a capital e o vale do jamari.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sobre o conclave no Vaticano, guerras de ideologias, as tarifas globais e o Oraculo de Delfos

Sobre o conclave no Vaticano, guerras de ideologias, as tarifas globais e o Oraculo de Delfos

Caríssimos leitores desta coluna, estamos no mês de maio. Para o mundo católico é o mês de Maria a mãe de Jesus, o Cristo de Paulo (de Deus).Me veio

Sobre o tempo das coisas na linha humana e na linha de Deus

Sobre o tempo das coisas na linha humana e na linha de Deus

Hoje é dia 30 de abril no nosso calendário neste planeta Terra que curiosamente tem muito mais de ¾ da sua superfície envolto em águas salgadas que

O significado da Quaresma para cristãos

O significado da Quaresma para cristãos

No velho testamento existem várias simbologias que foram passadas de geração em geração para o povo no centro do planeta, na região chamada das aráb

Sobre os doze anos do pontificado do Papa Francisco

Sobre os doze anos do pontificado do Papa Francisco

Todos estamos desde o ano passado, mês de dezembro, percebendo que a saúde do papa Francisco entrou em declínio, e isso se deu logo após seu anivers

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)