Quarta-feira, 31 de outubro de 2018 - 14h35
Bom dia a todos os nossos leitores do jornal Gente de Opinião, grasso que tenha sido um mês de outubro muito determinante para todos e que possamos ter um final de 2018 cheio de boas lembranças, um saldo positivo de humanidade e aprendizado e que possamos nos renovar para os projetos de futuro.
Sobre esse ultimo, gostaria de hoje falar um pouco mais sobre o futuro da agropecuária de nossa amada Rondônia.
Sobre esse tema da economia rural temos conversado um pouco desde o ano de 2014, não é mesmo?
Pois bem, de posse dos números, e, fazendo uma analise simplificada dos níveis de produção e de exportação de Rondônia nos últimos seis anos, é correto afirmar que os próximos governantes, o nosso governador eleito Marcos Rocha e sua equipe podem ter os olhos fixos na manutenção dos níveis atuais e, também que devemos perceber investimentos em novos produtos desse setor.
Gostaria de chamar a atenção para um bom programa de efetivo apoiamento a piscicultura e a suinocultura.
Isso mesmo. Rondônia tem muitas propriedades dedicadas ao peixe e pouca expressão em agregamento de valor e no caso dos suínos, precisamos elevar metas para os próximos quatro (04) anos posto que o consumo interno é de apenas 5 (cinco porcento) da demanda, sendo que compramos carne suína de MT, PR, AC, SC, MS e SP.
Olha ai o campo aberto para os produtores, projetistas, bancos públicos e privados.
Além desse consumo interno, em breve peixes e suínos podendo ser processados, certamente que vão elevar as vendas externas.
O mundo também quer consumir nosso peixe e nosso suíno.
Vamos então aos planos de governo, e ao exercício das negociações em relação ao PPA, fazendo os devidos investimentos em 2019 e 2020 por intermédio da atual secretaria SEDI e da conhecida e atuante SEAGRI.
Outra coisa que pode ser colocada em prática nos próximos anos em Rondônia, com o incentivo do governo do Estado é um bom programa de agro industrialização associativa, juntar a agricultura familiar em associações e cooperativas.
Tem muita gente boa no setor público e também no setor privado que conhece bem essa estratégia.
Vamos copiar os estados do sul e o próprio Goiás.
Pois é um fato que a estrutura fundiária de Rondônia é bastante propícia a esse modelo de produção e comercialização.
Graça e Paz.
Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Rondônia no ano de 2024
O estado de Rondônia continua mantendo seu lugar privilegiado como o segundo estado da Região Norte do Brasil no ranking do Valor Bruto da Produção
Grandes Cidades têm comunidades de mortos vivos
Estimados leitores dessa minha coluna, esse artigo de hoje dia 02 de junho traz mais um dos vários alertas que tenho publicado; muitas vezes alertas
Eu li ontem na página do senado federal uma matéria extremamente útil e importante para a democracia no Brasil (fiquei motivado e alegre de verdade)
Sobre o conclave no Vaticano, guerras de ideologias, as tarifas globais e o Oraculo de Delfos
Caríssimos leitores desta coluna, estamos no mês de maio. Para o mundo católico é o mês de Maria a mãe de Jesus, o Cristo de Paulo (de Deus).Me veio