Porto Velho (RO) sábado, 12 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Receitas do estado de Rondônia em 2020


Receitas do estado de Rondônia em 2020 - Gente de Opinião

No final do mês de fevereiro desse ano fiz uma análise dos virtuosos números e do belo desempenho de Rondônia na arrecadação do primeiro ano da pandemia mundial do COVID-19, falo aqui do ano de 2020, que para outras unidades da federação como o Ceará e a Bahia e o Rio de Janeiro não foi uma boa, sob o aspecto das finanças públicas.

 

O documento é bastante extenso, por isso resolvi destacar, aos amigos e amigas, leitores desta humilde coluna que vez ou outra trata de economia.

 

Convido após a leitura das informações uma boa análise individual.

a) Sobre o faturamento das empresas.

01 - As análises realizadas permitem aferir o comportamento da economia rondoniense sob a ótica das informações fiscais de contribuintes do ICMS, utilizando informações extraídas dos sistemas da Receita Estadual, sobretudo com base nos dados dos Documentos Fiscais eletrônicos.
02. O comportamento dos valores do período em análise é comparado com o comportamento do mesmo período do exercício anterior (2019/2020), de forma que não estão considerados efeitos de sazonalidades.
03 - O faturamento das empresas em Rondônia em 2019 foi de mais de R $131 bilhões sendo que no ano passado (2020) alcançou marca superior a R $153 bilhões registrando elevação de mais de 17%.
04 - Na comparação do faturamento das empresas nos anos de 2019x2020 apenas os meses de março e abril registra um descompasso - fato relacionado com o início da pandemia mundial de COVID 19 e seus efeitos na economia de Rondônia, mas após o mês de maio de 2020 o desempenho retorna seu perfil histórico, com acréscimos positivos.
05 - No slide número de número 014 do documento da SEFIN, o faturamento das empresas exibido por grupos de atividades aponta que apenas a construção civil e serviços no ano de 2020 caíram com desempenho negativo em comparação com 2019 em torno de 4,4% (média).
06 - No setor do grupo da agropecuária a atividade que obteve melhor desempenho em 2020 comparando com 2019 foi a criação de bovinos para corte com 23,7% de crescimento.
07 - O setor atacadista e varejista no que diz respeito aos insumos para a agropecuária e a venda de alimentos para as famílias foram os que mais obtiveram lucros em meio a pandemia com percentuais de 47,5 % e 2.393,4% respectivamente (slide 017)
08 - No quadro do faturamento das empresas elencadas por município comparando 2020 com o ano de 2019 (sem COVID-19), dos 52 municípios rondonienses, apenas os seguintes apresentaram queda de desempenho: Campo Novo, Chupinguaia, Itapuã do Oeste e Santa Luzia do Oeste.

b) Sobre a arrecadação do Estado.

01 -  No período de março 2019 a janeiro de 2020 (antes da pandemia) Rondônia arrecadou 6,01 bilhões e no período de março de 2020 a janeiro deste ano 2021 menos recursos, com uma diferença de apenas 1,3% sendo traduzido como favorável se compararmos a outros estados. No geral, outras unidades da federação perderam mais arrecadação. Como o estado do Ceará, 6,8%, a Bahia perdeu 3,56% e o Goiás perdeu 4,52% de sua receita total em 2020.  
02 - Em Rondônia os meses de 2020 que registram pior arrecadação foram abril, maio, junho e julho, sendo que depois de agosto ocorre a recuperação.
03 - Arrecadação em janeiro de 2021 comparado com o mesmo mês de 2020 acusa crescimento percentual de 10,8% Rondônia arrecadou nesses primeiros dias do ano novo quase R $585 milhões.
04 - Do total geral da arrecadação do estado o ICMS é responsável por 77%.
05 - Da arrecadação total do ICMS em Rondônia, os setores primário e secundário que incluem a agricultura e pecuária, indústrias e agroindústrias e energia e os combustíveis, por exemplo, entre outras atividades, representam 62,20%.
06 - O documento da SEFIN registra a venda de combustíveis nos postos de Rondônia de setembro de 2020 a janeiro de 2021 comparando com o mesmo período entre 2019 e 2020 registrando um volume maior de consumo para o diesel S10 e menor de consumo para a gasolina - slides 044.

Conforme esses demonstrativos da SEFIN, o estado de Rondônia consegue, até aqui, um desempenho relativamente positivo em comparação com outros estados da região norte e do Brasil. E naturalmente isso se deve, entre outras facetas, ao fato da produção agropecuária alcançar recordes anuais e também ao comércio atacadista de bens e serviços com estados vizinhos como o Acre e o Amazonas.

Ao todo, Rondônia teve uma arrecadação própria de R $6,2 bilhões em 2020, o que representa um crescimento de 6,5% em relação a 2019, quando o estado obteve R $5,8 bilhões (sem COVID-19).

 

Façam outras pesquisas e tirem suas conclusões.

 

Graça e Paz.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Aroldo Vasconcelos

Pesquisa do Instituto Locomotiva do Rio de Janeiro

Pesquisa do Instituto Locomotiva do Rio de Janeiro

Foi divulgado no mês de abril passado uma pesquisa do Instituto Locomotiva, com sede administrativa na cidade do Rio de Janeiro, a respeito dos impa

Comissão mista no Congresso que analisa reforma tributária emite relatório

Comissão mista no Congresso que analisa reforma tributária emite relatório

Enquanto os congressistas nacionais não chegam a consenso sobre ajustes na casa de quase 20 Bilhões, ainda a respeito do orçamento de 2021, a votaçã

Sinais de tendência ao isolamento turístico

Sinais de tendência ao isolamento turístico

A construção do atual mundo globalizado, onde o fluxo humano e comercial de produtos e de serviços, em especial esses de tecnologias e da indústria

Proposta de mudança no imposto de renda traz recursos para o auxílio emergencial

Proposta de mudança no imposto de renda traz recursos para o auxílio emergencial

Para um registro no mínimo da nossa curiosidade de contribuintes no Brasil, de acordo com dados da Receita Federal, apenas observando o desempenho d