Sexta-feira, 13 de novembro de 2020 - 11h30
Em sua trajetória na carreira
profissional, chega um momento em que você precisa fazer opções: Seguir como especialista ou como gestor? E
como tudo na carreira tem sua primeira vez, diante de uma oportunidade de iniciar
em um cargo de liderança, você terá uma experiência muito desafiadora e normal.
Sabemos que quando isto
acontece é porque de alguma forma você se destacou como um profissional capaz e
atraiu a atenção dos seus superiores.
Então chegou a sua vez. Você acabou de ser promovido e finalmente é hora
de gerar resultados e atender as expectativas da empresa.
A questão importante é que sua
prática como líder não pode ser levada apenas pelo “achismo”, ela deve ser
aprimorada por meio de recursos e técnicas que possibilitem maior segurança
durante sua jornada. Então, neste
artigo, decidi contribuir com você trazendo 4 dicas para te ajudar numa
reflexão neste início de carreira:
1
– Use seus pontos fortes a seu favor!
Conhecer a si mesmo é o
primeiro passo para quem deseja dar certo na carreira profissional. Isto fará com que você conheça melhor suas
características positivas e use-as em favor dos resultados que deseja na
atuação como líder. Por outro lado, ter
consciência de suas limitações para melhorar seu comportamento de forma
contínua é muito importante para suas relações com você mesmo, com sua equipe e
com o seu Líder imediato.
2
– Atualize-se, os tempos mudaram!
Liderar não significa mandar e
desmandar. O maior desafio está na capacidade de envolver e influenciar as
pessoas. “Manda quem pode, obedece quem
tem juízo”, é um modelo ultrapassado e se você não estiver disposto a olhar
com atenção para isto, certamente terá muitos problemas neste novo desafio.
3 – Não espere pela Empresa que te contratou,
invista no seu desenvolvimento
Para se atualizar você precisa
investir no seu autodesenvolvimento, o que implica na aquisição de livros,
participar de cursos voltados para liderança ou mesmo buscar um profissional
que te ajude e te dê uma mãozinha. Este último, quando bem aplicado, poderá ser
um impulso efetivo para aprimorar suas habilidades de líder. Na verdade, se autodesenvolver é uma
excelente estratégia e fará com que você não perca tempo e adquira muita
segurança ao lidar com os novos desafios.
4
– Tire proveito das experiências, tanto das boas quanto das ruins:
Erros e acertos fazem parte da
jornada de todo profissional. A diferença é como você lida com isto. Errar é um estágio da sua evolução profissional
e como você está começando é normal não acertar todas. Por isso, transforme
toda sua experiência em aprendizado.
Nessa etapa profissional se
você não se reinventar poderá perder seu espaço nas empresas e ter que ceder
seu lugar para outro profissional de fora da empresa ou de outro departamento!
Corra! Vá lá e faça o que
precisa ser feito! Desejo que reflita
fortemente sobre estas dicas e que de alguma forma possam ter te ajudado! Se precisar de mais orientações, coloque nos
comentários e me siga no instagran @grcsouza, terei o maior prazer em contribuir.
Forte abraço!
Como o líder constrói um espaço de confiança
O mundo está passando por uma transformação, tem sido um desafio navegar neste cenário de grandes incertezas e na verdade há uma legítima preocupaçã
Confira como você pode ser um líder influente
Colaboradores desmotivados são um perigo para qualquer empresa, além de diminuírem e muito os níveis de produtividade, podem se tornar um problema p
Líder, sua equipe sabe para onde você está indo?
Um dos grandes desafios dos líderes é saber se comunicar de forma eficaz com sua equipe. Uma boa comunicação evita transtornos e melhora a qualida