Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Graça Souza - Gente de Opinião
Graça Souza

Confira como você pode ser um líder influente


Colaboradores desmotivados são um perigo para qualquer empresa, além de diminuírem e muito os níveis de produtividade, podem se tornar um problema para o seu negócio, por isto incentivar atitudes de motivação no trabalho é uma ação essencial para o aumento da produtividade e para a criação de um ambiente saudável dentro da empresa.

Confira como você pode ser um líder influente - Gente de Opinião

Para este cenário é preciso contar com um líder capaz de exercer uma influência positiva nos seus funcionários, mantendo os níveis de satisfação e de entusiasmo elevados.

Existem algumas causas que podem levar a um ambiente desmotivador no trabalho, confira o que um líder pode fazer para manter a motivação da sua equipe:

1.    Dar feedback para o seu colaborador, mostre para ele como ele está indo!

Líderes que não interagem com os seus funcionários e que não fornecem algum tipo de retorno construtivo para o seu trabalho podem ser os responsáveis por um baixo nível de motivação na equipe.

Os líderes precisam dar feedback constante sobre o trabalho executado, sempre de maneira construtiva e não agressiva.

Confira como você pode ser um líder influente - Gente de Opinião

O comportamento agressivo de alguém que está no papel de liderança pode demonstrar pouco interesse pela equipe, o que resulta em desmotivação dos colaboradores.

Grandes líderes têm a capacidade e a competência de manter a sua equipe atualizada em relação ao seu papel dentro da empresa, fornecendo um feedback constante, e não apenas durante as reuniões mensais.

1.    Estabeleça metas

O estabelecimento de metas e de objetivos dentro de uma empresa é muito importante para o bom andamento do trabalho de qualquer equipe, na verdade as metas auxiliam no acompanhamento da produtividade, fazendo com que desvios possam ser corrigidos em tempo hábil e de forma consciente.

Metas fáceis de serem cumpridas têm como resultado a queda na motivação da equipe, pois os colaboradores percebem que não precisa de muito esforço para alcançar os objetivos propostos.

Por outro lado, aquelas metas irreais e inalcançáveis podem gerar a mesma desmotivação, quando os colaboradores percebem que por mais que se esforcem, não atingirão os objetivos traçados, gerando sentimento de frustração e incapacidade.

2.    Reconheça os seus colaboradores

O reconhecimento não ocorre apenas por meio do pagamento de um bom salário, não deixa de ser uma das ferramentas mais objetivas na valorização da sua equipe, mas não se deve parar por aí e achar que é a única ou a mais importante.

Confira como você pode ser um líder influente - Gente de Opinião

A percepção de crescimento dentro da empresa é fundamental para a manutenção da motivação dos colaboradores, e com certeza isso deve ser cultivado por meio da comunicação, feedbacks contínuos e positivos para que o colaborador perceba que sua performance poderá o levar a ocupar cargos mais altos dentro da empresa.

Então, você já teve algum problema de motivação com algum colaborador? Quais práticas você adotou? Compartilhe a sua experiência comigo e me siga no instagran @grcsouza, vamos continuar conversando sobre este tema.

 

Forte abraço!

 

Graça Souza

Mentora de Líderes

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como o líder constrói um espaço de confiança

Como o líder constrói um espaço de confiança

O mundo está passando por uma transformação, tem sido um desafio navegar neste cenário de grandes incertezas e na verdade há uma legítima preocupaçã

Líder, sua equipe sabe para onde você está indo?

Líder, sua equipe sabe para onde você está indo?

Um dos grandes desafios dos líderes é saber se comunicar de forma eficaz com sua equipe.  Uma boa comunicação evita transtornos e melhora a qualida

Para não perder o seu lugar no mercado de trabalho

Para não perder o seu lugar no mercado de trabalho

Em sua trajetória na carreira profissional, chega um momento em que você precisa fazer opções:  Seguir como especialista ou como gestor? E como tudo

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)