Segunda-feira, 29 de maio de 2023 - 11h09

Durante três dias intensos, de 25 a 27 de maio, o
Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia (Unir),
o Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e a
Escola da Magistratura de Rondônia se uniram em uma parceria histórica para
sediar o 1º Simpósio de Direitos da Pessoa Autista. O evento, que aconteceu no
auditório do Tribunal de Justiça do estado, contou com a presença de
profissionais, pais e mães atípicos, além de autoridades jurídicas, teve como
objetivo central debater a garantia dos direitos e a inclusão plena das pessoas
autistas na sociedade.
Durante as três intensas jornadas de discussões, o simpósio
reuniu diversos especialistas renomados no campo do autismo, como psicólogos,
psiquiatras, pedagogos, advogados e profissionais da área da saúde. O evento
foi marcado por palestras enriquecedoras, mesas-redondas e apresentação de
temas relevantes relacionados ao autismo e aos direitos da pessoa autista. Além
disso, pais e mães de pessoas autistas trouxeram suas experiências pessoais e
compartilharam desafios e conquistas na criação e no cuidado de seus filhos.
O 1º Simpósio de Direitos da Pessoa Autista marcou um passo
significativo rumo à conscientização e efetivação dos direitos da pessoa
autista. A iniciativa de promover esse evento pioneiro evidencia a preocupação
crescente com a inclusão e a igualdade de oportunidades para essa parcela da
população. Espera-se que as discussões e as propostas apresentadas no simpósio
possam gerar impactos positivos na sociedade, conduzindo a mudanças reais e
duradouras para as pessoas autistas e suas famílias.
Dentre os pontos destacados durante o simpósio, um dos
principais foi a importância da educação inclusiva. Os participantes
ressaltaram a necessidade de promover adaptações nas escolas e nas políticas
educacionais, visando proporcionar um ambiente acolhedor e adequado para o
desenvolvimento das habilidades das pessoas autistas. Foram discutidas
estratégias pedagógicas inclusivas, capacitação de professores e a importância
da participação da família no processo educacional.
DIAGNÓSTICO
PRECOCE - Outro tema abordado foi o acesso à saúde. Foi ressaltada
a importância de garantir o diagnóstico precoce do autismo, permitindo
intervenções e apoio adequados desde a infância. Além disso, a necessidade de
ampliar o acesso a profissionais especializados, terapias e serviços de saúde
específicos para pessoas autistas foi destacada como uma demanda urgente. O
evento proporcionou um espaço de troca de conhecimentos, experiências e boas
práticas, fortalecendo a rede de apoio e conscientização em relação ao autismo.
Com o término do 1º Simpósio de Direitos da Pessoa Autista,
espera-se que as discussões e as propostas apresentadas sirvam como ponto de
partida para mudanças efetivas na sociedade. A mobilização de profissionais,
pais e mães atípicos e autoridades jurídicas demonstra a crescente
conscientização sobre a importância da inclusão e do respeito aos direitos das
pessoas autistas, impulsionando um futuro mais justo e igualitário para todos.
CARTA
DE INTENÇÕES - Ao final do evento, foi elaborada uma carta
de intenções que será enviada às autoridades políticas e jurídicas, visando
reforçar a importância da implementação de políticas públicas efetivas para a
inclusão e proteção dos direitos das pessoas autistas.
A carta destaca a necessidade de investimentos na
capacitação e qualificação dos educadores em todas as etapas da formação
educacional, ampliação do acesso à saúde e ao diagnóstico precoce, adaptação de
ambientes educacionais, além de garantias jurídicas que assegurem a igualdade
de oportunidades para todos. A carta ainda inclui um indicativo de que nos
próximos simpósios ocorra, de modo paralelo, um fórum econômico e social para
discutir políticas sociais abrangentes junto com a sociedade civil organizada.
Durante o encerramento do simpósio, o professor Delson
Xavier, coordenador-geral do evento, enfatizou a importância da união de
esforços de diversos setores da sociedade para promover uma verdadeira
transformação no modo como as pessoas autistas são tratadas e incluídas.
"Precisamos avançar além da conscientização e da mera aceitação. Devemos
garantir que cada pessoa autista tenha seus direitos respeitados ",
destacou o docente da Unir.
Delson Xavier, ainda expressou sua satisfação com os
resultados alcançados e enfatizou que, apesar dos desafios ainda existentes, o
evento representou um marco importante na luta pelos direitos das pessoas
autistas. “Há uma necessidade efetiva de dar continuidade a esse trabalho
conjunto. A ideia é que esse evento, daqui por diante, seja realizado, ao
menos, duas vezes por ano”, destacou.
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)