Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Social

Pai de família destaca a alegria de ter sua casa documentada pela regularização fundiária urbana do Governo de Rondônia


Dário Pinto Leão, em atendimento na unidade móvel Sepat Sob Rodas - Gente de Opinião
Dário Pinto Leão, em atendimento na unidade móvel Sepat Sob Rodas

O aposentado Dário Pinto Leão, de 77 anos de idade, natural de Manicoré, no Amazonas, é casado com Benedita Santana Leão há 58 anos, com quem tem nove filhos. Dário Leão e família chegaram à Porto Velho, no dia 2 de novembro de 1978. Moram há 42 anos no mesmo endereço no Bairro São Sebastião I, na Capital, e estão sendo atendidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat, com a Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social – Reurb-S.

Ao ser atendido na unidade móvel “Sepat Sob Rodas”, na terça-feira (8), Dário Leão disse que estava recebendo o presente do “Dia dos Pais” de forma antecipada, pois sempre sonhou em regularizar a documentação de sua residência, que foi construída com muito esforço e sacrifício. O aposentado fez questão de contar a sua história de vida, marcada por desafios e superações, mas também por uma dedicação incansável à família.

Pai de nove filhos, sempre sonhou em regularizar a documentação de sua residência - Gente de Opinião
Pai de nove filhos, sempre sonhou em regularizar a documentação de sua residência

Ao longo de sua jornada, Dário enfrentou diversas dificuldades, mas sempre se manteve otimista e perseverante. Trabalhou duro para sustentar a família, com dedicação e empenho, fazendo de tudo para garantir o bem-estar dos filhos, “levei dez anos para construir essa casa, todo mês eu comprava um pouquinho de material e meu filho José Dilson Leão, que é pedreiro, ia construindo entre um trabalho e outro e nos finais de semana”, recordou.

A regularização fundiária urbana social tem por objetivo regularizar a situação de moradores que vivem em áreas irregulares de domínio do Estado. A legalização documental do imóvel proporciona segurança e estabilidade para o proprietário. O Governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, a regularização fundiária urbana através do Reurb Social é de extrema importância, pois tem por objetivo garantir o direito à moradia digna para os ocupantes de baixa renda. “Por meio desse programa, a pessoa que antes vivia em uma situação de ocupação irregular passa a ser reconhecida como legítima proprietária do imóvel, é o que deve acontecer com o senhor Dário e outras famílias de Rondônia”, destacou.

O secretário da Sepat, David Inácio explicou que, o processo de Regularização Fundiária Urbana Social – Reurb-S traz inúmeros benefícios para a sociedade como um todo. A partir do momento em que o ocupante de baixa renda se torna o dono de fato do imóvel, adquire segurança jurídica e pode usufruir de todos os direitos e garantias que a propriedade privada proporciona.

Além disso, o Reurb Social contribui para a redução da exclusão social e desigualdade urbana. Com a regularização fundiária, é possível promover a inclusão dessas pessoas, proporcionando melhores condições de vida e oportunidades. Outro aspecto importante é a regularização de áreas informais, o que traz um impacto econômico positivo.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cidadania, Ministério Público e parceiros levam atendimentos em diversas áreas na abertura da 13ª edição do MP Itinerante na Ponta do Abunã

Cidadania, Ministério Público e parceiros levam atendimentos em diversas áreas na abertura da 13ª edição do MP Itinerante na Ponta do Abunã

Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Encontro discute fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa em Rondônia

Encontro discute fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa em Rondônia

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho

Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)