Quarta-feira, 12 de julho de 2023 - 14h59

Os 52 municípios de
Rondônia estão recebendo nesta semana mais uma parcela do Cofinanciamento
Estadual do Sistema Único da Assistência Social – Suas, no valor de R$
2.376.494,52 (dois milhões trezentos e setenta e seis mil, quatrocentos e
noventa e quatro reais e cinquenta e dois centavos) destinados para ações
voltadas às famílias ou pessoas em situação de vulnerabilidade. O repasse feito
pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Assistência e do
Desenvolvimento Social – Seas, faz parte do montante de R$ 11,5 milhões
previstos para serem aplicados nesta área, no decorrer do ano. Os mais de R$
2,3 milhões correspondem ao segundo trimestre, enquanto que em maio foi feita a
transferência de R$ 2,9 milhões relativos ao primeiro trimestre de 2023.
Desde
2020, após levantamento das necessidades de cada município rondoniense, o
Governo de Rondônia repassou mais de R$ 33 milhões às prefeituras, na
modalidade Fundo a Fundo, como Cofinanciamento da Assistência Social. E até o
final deste ano serão mais de R$ 44 milhões investidos nesta área.
INVESTIMENTOS
Em
2020 foram repassados mais de R$ 15 milhões, dos quais R$ 5,9 milhões foram
destinados ao combate da covid-19; em 2021, foram mais de R$ 8,5 milhões e em
2022, mais de R$ 10 milhões.
De
acordo com a Constituição Federal de 1988, todas as ações governamentais na
área da Assistência Social devem ser realizadas com recursos do orçamento da
Seguridade Social, conforme consta no art. 195, além de outras fontes previstas
no art. 204.
As
políticas sociais devem ser financiadas mediante recursos provenientes dos
orçamentos da União, do Distrito Federal, dos Estados, Municípios e das
diversas contribuições sociais.
A
transferência de recursos para a Assistência Social dos municípios foi
regulamentada em Rondônia no ano de 2019, pelo Decreto n° 24.639, de 30 de
dezembro.
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)