Segunda-feira, 7 de agosto de 2023 - 15h19

Em alusão à campanha de prevenção à violência contra a mulher, a
Prefeitura de Porto Velho dá início às ações de promoção do “Agosto Lilás”. Na
última semana, o Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDDM) definiu,
durante reunião ordinária, as ações de formação interna sobre o tema.
Dentre as temáticas a serem trabalhadas pelas conselheiras municipais
estão o ciclo de violência doméstica e familiar, o atendimento à mulher vítima
de violência, as instituições de apoio e percurso, o feminicídio, além do papel
desempenhado pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social
(Creas) e pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
A formação, segundo o CMDDM, acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, no
Teatro Banzeiros. Entre as convidadas estão a conselheira e servidora do Creas,
Sefra Maria de Barros; a especialista em criminologia e promotora da Polícia
Militar de Rondônia, Solange Boaventura; e a presidente do Conselho Estadual de
Educação, Sandreia Costa.
“A cada dois minutos, cinco mulheres sofrem algum tipo de violência
doméstica. São dados mais recentes que mostram a urgência de se discutir ações
efetivas para combater essa prática. Por isso, as temáticas escolhidas vão
abordar, justamente, essas questões do ciclo de violência e o papel das
instituições no apoio às essas mulheres. Desde já, agradecemos a dotação
orçamentária da Semasf, o apoio do secretário Claudi Rocha e da diretora de
Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, Gina de Brito",
acrescenta a presidente do Conselho, Leni de Souza.
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)