Sexta-feira, 21 de julho de 2023 - 16h01

Com o intuito de
promover a reinserção social e reduzir os índices de reincidência criminal, o
Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado de Patrimônio e
Regularização Fundiária – Sepat e Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia –
Sejus, firmou nesta quinta-feira (21), um Termo de Cooperação com o Fundo
Penitenciário do Estado de Rondônia, para a utilização de mão de obra de
reeducandos em regime semiaberto.
O
secretário da Sepat, David Inácio explicou que, o Termo de Cooperação tem como
objetivo incentivar a capacitação e o trabalho dos reeducandos,
proporcionando-lhes a oportunidade de adquirir experiência profissional e
renda, além de contribuir para a sua ressocialização. “Ao promover a
capacitação e o trabalho dos reeducandos, evita-se que eles retornem ao mundo
do crime após o cumprimento de suas penas. Dessa forma, contribui-se para a
redução da criminalidade e para a promoção da segurança pública”, ressaltou.
Segundo
o secretário da Sejus, Marcus Rito, a utilização da mão de obra dos reeducandos
traz diversos benefícios à sociedade como um todo. Em primeiro lugar,
proporciona a possibilidade dos presos se sentirem úteis e capacitados, o que
contribui significativamente para a sua reinserção social. “O trabalho
desenvolvido pelos reeducandos possibilita uma economia para o Estado, uma vez
que é uma forma de reduzir os gastos com a contratação de serviços
terceirizados. Nosso projeto atende mais de duas mil vagas no Estado”, disse.
A
ressocialização de presos é um tema importante e deve ser incentivado e apoiado
por toda a sociedade. A parceria entre a Sepat e o Fundo Penitenciário do
Estado de Rondônia é um passo importante nesse sentido, demonstrando a
preocupação em oferecer oportunidades e condições para que os reeducandos
possam se reintegrar à sociedade de forma digna e produtiva.
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)