Quinta-feira, 11 de maio de 2023 - 09h53

As ações da Assistência Social nos 52 municípios de Rondônia
ganharam reforço neste mês com o repasse de R$ 2,9 milhões, pelo Governo do
Estado, referente à primeira parcela do Cofinanciamento Estadual do Sistema
Único de Assistência Social –
Suas do primeiro trimestre de 2023. Ao todo estão previstos
para os municípios neste ano, R$ 11 milhões do Suas, vinculado à Secretaria de
Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas.
Desde
2020, após levantamento das necessidades, o Governo Estado repassou por meio da
Seas, mais de R$ 33 milhões aos municípios, na modalidade Fundo a Fundo, como
Cofinanciamento do Suas, visando à melhoria do atendimento socioassistencial
para a população em situação de vulnerabilidade social, no Estado.
“Até
dezembro serão mais de R$ 44 milhões repassados pelo Governo aos municípios, só
para a Assistência Social, uma área que requer atenção especial para que
Rondônia continue avançando, gerando emprego e renda, e sendo referência a
outros estados”, disse o governador Marcos Rocha.
Regulamentado
pelo Decreto n° 24.639, de 30 de dezembro de 2019, o Cofinanciamento do Suas,
considerado um feito histórico na área da Assistência Social em Rondônia,
funciona com o repasse de recursos aos municípios, levando em conta o número de
habitantes e os serviços ofertados pela Rede de Atendimento, em cada
localidade.
“Nossa
demanda é grande, mas aos poucos estamos conseguindo atender a todos os
municípios com ações e programas, como o Mamãe Cheguei, Crescendo Bem, Rondônia Cidadã, entre
outros, que têm por objetivo tornar melhor a vida de todos os cidadãos em nosso
Estado, em especial daqueles que se encontram em situação vulnerável”, reforçou
a secretária Luana Rocha, complementando que o valor total referente ao
primeiro trimestre foi de R$ 2.957.636,20 (dois milhões, novecentos e cinquenta
e sete mil, seiscentos e trinta e seis reais e vinte centavos).
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)