Quarta-feira, 7 de dezembro de 2022 - 18h01

Desde 28 novembro a
comunidade cristã de Humaitá (AM) e região, estão celebrando a devoção a Nossa
Senhora Imaculada Conceição, padroeira do município. No penúltimo dia da festa,
toda a programação foi dedicada à Igreja Catedral, que no momento, está sendo
restaurada e reformada.
Neste ano, juntamente
com a festa da padroeira, os católicos de Humaitá estão realizando diversas
ações visando arrecadar recursos para serem aplicados, na reforma do principal
templo católico da cidade.
O trabalho já está em
andamento e segundo o bispo Dom Fontinele, em breve estará começando a
recuperação do relógio e dos sinos instalados na cúpula da igreja, que passaram
a funcionar de forma sincronizada, com os sinos sendo acionados nas horas
cheias.
Um templo histórico
Tudo começou com a
construção de uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora Imaculada Conceição,
pelo fundador do município de Humaitá, o comendador Francisco Monteiro, logo
após a sua chegada na região, em 15 de maio de 1869.
Logo em seguida, o
comendador Monteiro tratou de conseguir permissão eclesiástica para a nova
igreja, junto à Diocese de Grão-Pará, responsável por esta região. A resposta
ao pedido veio um ano depois e em 2 de fevereiro de 1876, o primeiro templo
católico construído nesta região do Rio Madeira, foi oficialmente inaugurado e
benzido pelo Frei Jesualdo Macchete.
Com o crescimento da
população do povoado, o fundador de Humaitá decidiu ampliar a capela. Para
isso, incluiu na Lei Orçamentária Municipal, de 1890, um crédito no valor de
1.550$ (contos de réis), que após aprovação, foi aplicado na reforma da igreja.
A partir de 1928, com
a chegada do primeiro vigário salesiano em Humaitá, padre José Maria Pena,
considerado por algumas pessoas como o segundo fundador da cidade, a capela
passou por diversas etapas de reforma, que incluiu a instalação elétrica,
corredores, janelas, escadas, pirâmides da torre, altares, pintura das portas,
e instalação de forro de madeira nos corredores, segundo consta no Livro Tombo,
da Diocese de Humaitá.
No período de 1954 a
1960, com chegada do novo vigário, padre Ângelo Natálio Cerri o prédio da
igreja matriz foi ampliado com a construção de um novo alicerce, colunas, laje
lateral, construção da cúpula, construção da laje da cúpula, mudança do local
do altar e pavimentação da parte nova construída.
A igreja de Nossa
Senhora da Conceição foi elevada à categoria de Catedral em 1961. Já em 1965 a
torre foi reformada e instalado o relógio vindo da Itália, doado pela Paróquia
de Sincromigno Luca.
A 52 anos atrás,
quando o bispo era Dom Miguel D’Aversa, a igreja matriz passou pela última
grande reforma. Em de 7 dezembro de 1970 o templo foi oficialmente consagrado,
à Nossa Senhora da Conceição.
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)