Segunda-feira, 19 de junho de 2023 - 15h01

Os homens da
Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Porto Velho, participaram no dia 17 de
junho de 2023, da “Conferência de Homens”, no município de Ariquemes/RO.
O encontro foi
marcado pela presença de cerca de 2.000 mil homens, que reunidos participaram
da Conferência intitulada: “Deus, o Homem e a Criação”.
As palestras
ficaram a cargo do Drº Janio Marques da cidade de Vilhena/RO, Drº Orestes Muniz
e o Pedagogo João Belarmino da cidade de Porto Velho/RO.
O Presidente da
Convenção-Cemaderon e Presidente da Assembléia de Deus em Porto Velho, Pastor
Nelson Luchtenberg, esteve presente e diz:
“Estivemos
reunidos na Conferência de Homens em Ariquemes, com propósito específico de congregar
homens para um estudo, uma reflexão, para ponderarmos o papel do homem em
termos gerais, especialmente no propósito divino. Deus conclui a criação dos
bens materiais animados e inanimados e por fim ele forma o homem e entrega a
ele tudo o que criou e deu ao homem autoridade, poder para governar, dominar
sobre tudo, inclusive para dar nome ao que Deus tinha criado”.
Segundo o Pastor
Nelson, é preciso lembrar que o homem vem da parte de Deus com um potencial
extraordinário, não vem oco, nem vazio; ele traz consigo algo já proposto por
Deus. O problema é que no percurso da caminhada, esse mesmo homem vai se
distanciando de Deus, tentando construir a sua autonomia. E todo homem sem a
graça da vida dada por Deus é vazio e sem expressão significativa. Percebe-se
isso hoje no mundo, onde tem homem que tem vergonha de ser homem! Tem homem que
não quer ser homem. Isso tudo é um risco muito grande para determinado
comportamento, haja vista que não viemos ao mundo trazendo a identidade que
queríamos ou que pudéssemos desejar. Nós viemos trazendo a identidade dada por
Deus e, quando procuro modificações, alterações, eu estou reprovando, me
manifestando contrário a decisão tomada por Deus. A Conferência em Ariquemes gerou
em torno dessa visão, em que o homem é de fato a coroa da criação, afirma.
De acordo com o
pastor, o homem tem o dever e a responsabilidade de compor com muito
conhecimento, preparo cultural e científico, o seu espaço, naquilo que ele
pode. Ele precisa prestar a Deus a sua reverência por tê-lo o Senhor trazido a
existência com funções, com papel, com propósito definido e especificamente
para homem, declara.
Na continuidade,
Pastor Nelson diz: “O grande grito nosso em Ariquemes foi fazendo uma pergunta:
Aqui tem menino? E os quase dois mil homens presentes responderam: não, aqui
tem homem! Eu preciso suavizar estas palavras porque o inimigo, adversário
daquilo que é plano e propósito de Deus é malvado. Acontece alguma coisinha, já
o homem é machista, prepotente, arrogante e o mundo feminista vem por aí
inclusive encontrando espaço na igreja. Eu não sou contra e nem poderia ser ao
papel da legítima mulher, que reconhece o seu lugar na criação, no mundo, na
igreja, na sociedade, sem qualquer discriminação de valor, de respeito a
identidade da pessoa, a sua dignidade. Porém, Deus criou um espaço para cada
um, para o homem e para a mulher, como não é o caso nosso para esse momento; é
somente para suavizar algum pensamento que possa ser meio oco, meio vazio. Por
que estamos enfrentado hoje conflitos de toda natureza? Pela inexistência de
homens com postura de homem de verdade, como diz a Bíblia Sagrada”, pontua.
Para finalizar, o
pastor parabeniza aos homens que estiveram na conferência, as igrejas que ali
se representaram:
“Parabéns, que
esse universo de irmãos que estiveram presentes possa replicar comentários
entre outros irmãos, o que ouviram e como participaram. Foi algo
extraordinário, inclusive ao finalizar, fizemos uma indagação, buscamos uma
resposta, qual foi o grau de aceitação e percepção de justificativa para este
tipo de trabalho e o clamor, o grito foi uniforme. Então nós estamos
estabelecendo, pelo serviço de nossa convenção, uma agenda específica para
anualmente realizarmos um encontro com homens, isso por certo vai favorecer e
fortalecer a família, vai dar mais condições da instrução de filhos, em um
mundo que tenta arrebatar nossos filhos de casa, levando se não para rua, para
dentro do quarto, isso tudo foi tratado na conferência. Pais e filhos formam
uma saudável família quando harmonizadas dentro do propósito divino. Meu abraço
a todos os homens”, conclui.
O evento contou
com a participação de caravanas de homens de todo o estado, inclusive de Porto
Velho.
“Se tivesse que
dar uma nota de avaliação, com certeza seria dez. O local, infraestrutura,
acolhimento, atendimento às caravanas, os palestrantes, o conteúdo, enfim,
louvado seja o nome do Senhor”, acrescenta o evangelista de Porto Velho, Édson
Lins.
“Deus foi muito
bom para com todos. Um grande evento, excelente recepção e organização”,
declara o palestrante de Porto Velho, presbítero Orestes Muniz.
Galeria de Imagens
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)