Porto Velho (RO) sexta-feira, 6 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Gastronomia beradeira encantou visitantes do penúltimo dia do evento

Especialistas renomados na cidade apresentaram pratos típicos para degustação


Uma grande roda de conversa se formou, debatendo sobre vários pratos - Gente de Opinião
Uma grande roda de conversa se formou, debatendo sobre vários pratos

O Estação Turismo - Identidade Beradeira já recebeu visitantes do Rio de Janeiro, Amazonas, Goiás, Pernambuco, Distrito Federal, Espírito Santo e muitos outros estados. Júlia é da Paraíba e há dois meses mudou-se para a capital rondoniense para estudar Psicologia. Ela se encantou com o Estação Turismo. "Cheguei há dois meses e não conhecia nada da cultura daqui, nem a culinária. Provei o x-caboquinho e a carne de jacaré e achei maravilhosos. E o evento então, nem se fala", declarou.

O Estação Turismo é realizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), e na quarta-feira (24) preparou uma programação com convidados referências na gastronomia regional - os especialistas Diogo Sabião, Gustavo Gurgel e Nair Gurgel, o senhor Jorge, do Lago do Cuniã, e Eduardo Arrais, da Casa do Bolo Moca. Eles contaram a historia dos pratos típicos que prepararam e ofereceram degustações.

A professora Nair Gurgel apresentou a palestra "Farinha pouca, meu pirão primeiro", passeando sobre diversas receitas típicas da região Norte, explorando aspectos culturais e histórias por trás de cada prato típico. Uma grande roda de conversa se formou, debatendo sobre vários pratos doces e salgados, peixes da região e costumes.

O famoso x-caboquinho foi oferecido para degustaçãoO famoso x-caboquinho foi oferecido para degustação

O senhor Jorge é cozinheiro e morador do Lago do Cuniã, dono de um restaurante, e apresentou ao público uma breve palestra sobre o Cuniã e sua experiência profissional. "Eu estudei por dez anos o preparo do jacaré, criei o prato e hoje oferecemos lá no meu restaurante na Resex Lago do Cuniã. O alimento é uma coisa sagrada, na hora do preparo, eu penso que vai alimentar uma pessoa".

Gustavo Gurgel apresentou um contexto histórico sobre o surgimento do sanduíche, até chegar no conhecido "x-caboquinho", original do Amazonas e ícone da culinária nortista. O público teve, ainda, a oportunidade de degustar o famoso sanduiche de pão, queijo, banana e tucumã.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Uma Noite no Museu” leva interatividade à população no complexo EFMM

“Uma Noite no Museu” leva interatividade à população no complexo EFMM

Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), iniciou na sexta-feira (16) o evento “Uma Noite no Mus

“Uma Noite no Museu” vai contar a história de Porto Velho de forma interativa na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

“Uma Noite no Museu” vai contar a história de Porto Velho de forma interativa na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Para valorizar o turismo histórico e em alusão ao dia do museu, comemorado em 18 de maio, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipa

Governo de RO fortalece turismo com mapas ilustrados de cidades e setores econômicos

Governo de RO fortalece turismo com mapas ilustrados de cidades e setores econômicos

Como parte das ações de fomento ao turismo, o governo de Rondônia está desenvolvendo um projeto inédito de criação de mapas turísticos ilustrados. A

Porto Velho mostra força como rota turística no circuito nacional

Porto Velho mostra força como rota turística no circuito nacional

O intenso trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho para fortalecer a capital rondoniense como um dos principais polos turísticos da Amazôn

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)