Porto Velho (RO) sexta-feira, 29 de março de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Turismo

Plano de ação para o turismo prevê construção de novas atrações para valorizar o patrimônio histórico de Porto Velho

Projetos também incluem restauração de pontos de visitação e qualificação de pessoal para acolher turistas


Plano de ação para o turismo prevê construção de novas atrações para valorizar o patrimônio histórico de Porto Velho - Gente de Opinião

O turismo foi um dos primeiros setores a ser afetado negativamente pela pandemia. Por depender da concentração e circulação de pessoas, as atividades dessa área foram suspensas presencialmente ou passaram por algum tipo de adaptação. A Prefeitura de Porto Velho trabalha para reverter este quadro com obras para atrair mais visitantes.

Para o cenário pós-pandemia, a Prefeitura prepara a revitalização e construção de novos pontos turísticos. Os projetos fazem parte do Plano de Ação para Desenvolvimento do Turismo na capital.

Em outra vertente, a Prefeitura investirá na qualificação, divulgação e comercialização do turismo. A viabilização das obras, segundo a Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), virá da união do poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada.

“O objetivo da secretaria é fomentar o turismo, garantindo que a atual gestão possa concretizar e colocar em ação o plano de resgate histórico e cultural do Município”, afirma Glayce Bezerra, secretária da Semdestur.

PROJETOS

Plano prevê restauração de locomotivas da EFMMPlano prevê restauração de locomotivas da EFMM

O plano está sendo implantado, neste primeiro momento, com a revitalização dos Cemitérios da Candelária e das obras no Cemitério das Locomotivas.

No local onde foram sepultados os operários que trabalharam na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré serão construídos memoriais, feitas limpeza, sinalização, iluminação e providenciada a segurança.

Já o projeto para o Cemitério das Locomotivas propõe tornar as estruturas e trens, abandonados há décadas, em pontos de atração turística no bairro Triângulo. As duas obras serão viabilizadas através de parceria envolvendo diversas secretarias municipais.

O segundo projeto prevê a revitalização da Praça das Três Caixas D’Água, que contará com um painel artístico, show de luzes e o Centro de Memória Chicago Bridge & Iron Works.

Por fim, um terceiro projeto prevê a construção da Calçada Criativa, na rua Santos Dumont, via que liga a Praça das Três Caixas D’Água à Praça Aluízio Ferreira, ambas na região central de Porto Velho. O novo local contará com um espaço para caminhadas, exposições culturais e venda de comidas típicas. A ideia é integrar em apenas um local a história, arte e gastronomia.

“Mais que revitalizar uma praça e construir um espaço, contaremos a História. A ideia é que o cidadão conheça o seu passado, crie um sentimento de pertencimento e passe a cuidar daquilo é seu”, avalia a secretária da Semdestur.

Calçada Cultural pretende integrar arte, lazer e gastronomiaCalçada Cultural pretende integrar arte, lazer e gastronomia

PLACAS

Outra ação prevista no plano é a instalação de placas turísticas em pontos estratégicos da cidade. A ideia é que moradores e visitantes consigam, através da leitura de QR Code, obter informações sobre um ponto turístico específico em três idiomas (inglês, espanhol e português), além de poder acompanhar vídeo explicativo sobre a história local.

Além disso, a Semdestur também busca capacitar atores estratégicos para o recebimento e orientação de visitantes. O curso “Porto Velho Turística” já está em sua terceira fase com mais de 200 inscritos, entre eles, agentes de viagem, motoristas de aplicativo, taxistas e atendentes de hotelaria.

Projeto para a Praça das Três Caixas D'ÁguaProjeto para a Praça das Três Caixas D'Água

“Vamos capacitar e preparar as pessoas envolvidas no meio turístico para que aprendam a acolher e orientar o visitante”, explica a secretária.

BENEFÍCIOS

Possivelmente, o turismo será um dos últimos a retomar as suas atividades de forma plena e presencial. Por isto, vem sendo tratado com prioridade pela gestão municipal. “O turismo é um setor importante para a retomada econômica de Porto Velho. Nosso município tem muitos atrativos e um grande potencial natural, histórico e humano para fazer gerar renda e resgatar a história”, finaliza a secretária.

vem sendo tratado com prioridade pela gestão municipal.

“O turismo é um setor importante para a retomada econômica de Porto Velho. Nosso município tem muitos atrativos e um grande potencial natural, histórico e humano para fazer gerar renda e resgatar a história”, finaliza a secretária.


Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)