Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Turismo

Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio

Projeto foi assinado pelo ministro do Turismo e presidentes do Sebrae e da Embratur no Visit Brasil Summit; a escritora Conceição Evaristo fez palestra magna no evento


 Presidente da Embratur Marcelo Freixo, Ministro do Turismo Celso Sabino e Presidente do Sebrae Nacional Décio Lima, no evento Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.  - Gente de Opinião
Presidente da Embratur Marcelo Freixo, Ministro do Turismo Celso Sabino e Presidente do Sebrae Nacional Décio Lima, no evento Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.

O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a 2028 foi lançado nesta segunda-feira (19) no Rio de Janeiro. O ministro do Turismo, Celso Sabino; o presidente do Sebrae, Décio Lima; e o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, revisaram o documento que traça as estratégias para reposicionar a identidade do país e fortalecer os destinos brasileiros no mundo. O novo projeto sucede ao Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos.

Também chamada de Plano Brasis, a nova estratégia traz a mensagem de um país diverso em sua pluralidade de povos, culturas, histórias e biomas. O documento foi lançado na abertura do Visit Brasil Summit, iniciativa inédita da Embratur, em parceria com o Sebrae, realizada no Museu do Amanhã no Rio, onde ocorre uma série de painéis e debates com autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou o protagonismo do Brasil na pauta global da sustentabilidade e ressaltou a importância dos empreendedores e empreendedoras que movimentam diariamente o setor do turismo em suas diversas formas de atuação.

Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio - Gente de Opinião

“As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra revolucionário no potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui seis biomas. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta do lançamento deste plano”, afirmou Décio. Segundo dados oficiais, o turismo responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2024, o movimento de turistas internacionais gerou US$ 7,3 bilhões no país.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a visão atual do turismo de propulsor de uma economia limpa. "Qual produto da pauta de exportação brasileira deixa quase US$ 8 bilhões no país de forma sustentável? Não tem", questionou Freixo. O ministro do Turismo, Celso Sabino, também destacou os avanços da imagem do Brasil no exterior no atual governo, o que reforça o turismo. “O Brasil voltou a ser visto como um país que tem estabilidade política, econômica, social e financeira”, assegurou.

A escritora Conceição Evaristo esteve no ato de assinatura do plano e, em seguida, deu uma palestra magna intitulada “O Futuro do Turismo é Ancestral”. Ela falou sobre as interseccionalidades entre as vivências do povo brasileiro em sua diversidade e a atividade do turismo.

Conceição, que tem projeção internacional como escritora, cunhou o termo “escrevivência” como uma escrita transmitida de vozes coletivas que foram ignoradas ou silenciadas. Ela recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo.

Estiveram também na abertura do Visit Brasil Summit o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o substituto do ministro da Cultura, Márcio Tavares; a empreendedora social reconhecida pelo trabalho de base em comunidades indígenas e quilombolas Adriane Lanawa; a vice-presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Virginia Messina; e a representante do Turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Jeanine Pires.

Em Rondônia, o Sebrae tem promovido ações estratégicas em parceria com outros atores do setor, com foco no planejamento e alinhamento de iniciativas que fortalecem o turismo local. O objetivo é fomentar a atividade, valorizar o destino e prepará-lo para receber turistas estrangeiros de forma estruturada e atrativa.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae em Rondônia fortalece ações integradas para a Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico

Sebrae em Rondônia fortalece ações integradas para a Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico

Na tarde desta quarta-feira (4), na sede em Cuiabá-MT da Fecomércio, representantes dos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho são empossados

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho são empossados

Turismo (Comtur), presidido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), teve sua primeira reunião ordinária de 2

Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa

Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa

O governo de Rondônia marcou presença na 35ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), um dos maiores eventos do turismo mundial, proporc

Rondônia é apresentada em evento internacional de turismo e negócios

Rondônia é apresentada em evento internacional de turismo e negócios

Rondônia está sendo destaque em evento internacional ao representar o Norte do Brasil por meio das Rotas Amazônicas Integradas durante a Edição Euro

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)