Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias

UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias


Pitas de capital para reduzir o medo e promover a segurança no ambiente cirúrgico - Gente de Opinião
Pitas de capital para reduzir o medo e promover a segurança no ambiente cirúrgico

Crianças em hospitais públicos de Porto Velho (RO) estão recebendo um livro ilustrado que explica, de forma lúdica e interativa, o processo cirúrgico. A iniciativa é liderada por docentes e estudantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), dentro do projeto de extensão Segurança do Paciente Pediátrico na Cirurgia: uma abordagem lúdica.

A proposta busca acolher os pequenos pacientes, diminuir a ansiedade e estimular sua participação no próprio cuidado. A entrega dos livros para pequenos pacientes segue até agosto, com previsão de atender cerca de 200 crianças no total.

Como o projeto funciona

UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias  - Gente de Opinião

A ação acontece desde maio de 2025, em parceria com a Policlínica Oswaldo Cruz, o Centro Cirúrgico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e o Hospital Infantil Cosme e Damião, todos em Porto Velho (RO). Ao chegar para a cirurgia, as crianças recebem um livro ilustrado e educativo, produzido pela própria equipe, que explica as etapas do procedimento – do pré ao pós-operatório – em linguagem simples e acolhedora.

A criança é convidada a preencher, com o apoio de seus cuidadores, etapas fundamentais da chamada “cirurgia segura”, como: identificação com nome e tipo de procedimento, pulseira de identificação, confirmação de jejum, verificação do lado do corpo a ser operado (lateralidade) e verificação de alergias.

Ao final do atendimento, cada criança recebe uma medalha simbólica como forma de reconhecimento e valorização de sua coragem e colaboração no processo.

"O material é muito lúdico e tem um apelo fotográfico que faz com que os pacientes se sintam incluídos na história. O conjunto desse trabalho acaba expandindo o processo cirúrgico em uma experiência menos dolorosa para as crianças, pois desmistifica o ambiente hospitalar e a internação. Eles entendem que as equipes estão lá para acolher e não para assustar ninguém”, comenta Horácio Tamada, um dos coordenadores do projeto. 

Formação, pesquisa e impacto

Gisele Aparecida Soares Cunha de Souza Divulgação do Projeto na Universidade - Gente de Opinião
Gisele Aparecida Soares Cunha de Souza Divulgação do Projeto na Universidade

O projeto conta com 37 participantes, entre docentes e estudantes, sob progressão dos professores doutores Horácio Tamada (cirurgião pediátrico) e Rodolfo Luis Korte (cirurgião plástico), ambos da UNIR, e a professora colaboradora Maria Paula de Oliveira Pires (Unicamp), especialista em Saúde da Criança e do Adolescente.

A proposta surgiu a partir de uma revisão integrativa da literatura científica, realizada em 2024, que evidenciou a importância de incluir estratégias educativas e afetivas para além dos protocolos técnicos. Os resultados foram submetidos para publicação em periódico científico.

Além do impacto direto na saúde das crianças, o projeto também proporciona uma rica experiência para os estudantes universitários, que atuam na prática com temas como humanização, empatia, responsabilidade social e comunicação em saúde.

O Projeto de Extensão foi institucionalizado pela Procea/UNIR e segue em execução até fevereiro de 2026. Após a fase de distribuição do material e Recolhimento, os dados serão organizados e utilizados em artigos, apresentações e outras produções científicas.

Segurança, humanização e protagonismo infantil

Agatha Melissa Vieira Sotero Cirurgia em 10/05/2025 - Gente de Opinião
Agatha Melissa Vieira Sotero Cirurgia em 10/05/2025

Mais do que uma ação educativa, o projeto extensionista da UNIR representa um investimento direto na segurança do paciente pediátrico e na humanização do cuidado. Crianças bem informadas tendem a colaborar melhor com os cuidados de saúde, o que contribui para um ambiente cirúrgico mais tranquilo, empático e seguro.

Além disso, a interação com o livro fortalece o vínculo de confiança entre pacientes, seus familiares e as equipes médicas. “A participação ativa das crianças e dos familiares em todas as fases da cirurgia é uma inovação que transforma o cuidado em saúde”, afirma Gisele Souza, estudante de Medicina e integrante do projeto.

Como apoiar o projeto

Como o livro foi criado pela própria equipe e por apoiadores do projeto, a quantidade de livros impressos depende de recursos limitados. Quem quiser contribuir com a publicação de novos exemplares ou participar das atividades pode entrar em contato pelos seguintes canais: instagram @cirurgia_pediatrica.unir e e-mail [email protected].

Galeria de Imagens

  • João Lucas Dias Souza Cirurgia a Marcar
    João Lucas Dias Souza Cirurgia a Marcar
  • Camilly Vitória Aleixo Rodrigues Cirurgia em 17/05/2025
    Camilly Vitória Aleixo Rodrigues Cirurgia em 17/05/2025
  • Rodrigo Ralisates dos Santos Silva Cirurgia em 24/05/2025
    Rodrigo Ralisates dos Santos Silva Cirurgia em 24/05/2025

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde mais próxima: governador Marcos Rocha fortalece atendimento domiciliar em Porto Velho com assistência do Samd

Saúde mais próxima: governador Marcos Rocha fortalece atendimento domiciliar em Porto Velho com assistência do Samd

Quando o cuidado ultrapassa as paredes do hospital e bate à porta do cidadão, a saúde pública cumpre um dos seus papéis mais nobres: estar presente

Unidade de Saúde de Vila Teotônio é reinaugurada após reforma completa

Unidade de Saúde de Vila Teotônio é reinaugurada após reforma completa

A Unidade de Saúde Vila Teotônio, localizada na zona rural de Porto Velho, foi oficialmente entregue nesta sexta-feira (20), completamente reformada.

Em pleno ponto facultativo, o TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Em pleno ponto facultativo, o TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Mesmo durante o ponto facultativo do feriado de Corpus Christi, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) esteve em campo, nesta sexta-fei

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Segue a operação de resgate da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bartolo, no Rio Mamoré, no município de Guajará-Mirim. O barco hospital, respo

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)