Quarta-feira, 26 de outubro de 2022 - 15h46

Uma programação especial voltada
para a campanha Outubro Rosa, em alusão à prevenção ao câncer de mama, foi
promovida na manhã desta quarta-feira (26) para os servidores da Secretaria
Municipal de Esporte e Lazer (Semes).
A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de pôr em evidência a
importância do diagnóstico precoce de câncer de mama, tipo mais incidente em
mulheres no país.
Na abertura do evento, a secretária da Semes, Ivonete Gomes,
falou da importância da campanha Outubro Rosa, agradeceu a presença da médica
mastologista Thaís Agnese Lanner, dos servidores e parabenizou a iniciativa do
município em propor a ação nas secretarias para alertar os servidores sobre o
diagnóstico precoce do câncer de mama.
A programação da Semes teve início às 8h, com uma palestra com a
médica, com o tema “Prevenção do Câncer de Mama e a Importância do Autoexame”.
Na ocasião, ela explicou a anatomia das mamas, o autoconhecimento, autoexame,
sinais do câncer de mama e falou do diagnóstico e tratamento e dos locais
públicos onde são realizados os exames. “Uma em cada oito mulheres vai ter
câncer de mama ao longo da vida, por isso a importância da descoberta
precocemente”, alertou.
A programação seguiu com o testemunho de superação da estagiária
da Semes, Susi Ribeiro, que descobriu o câncer de mama em 2019 e hoje se
encontra curada, depois de duas cirurgias, quimioterapias e radioterapias.
Num depoimento emocionante, Susi contou aos servidores
municipais que no meio do tratamento ela se matriculou no curso de Educação
Física e voltou a fazer atividades físicas. “É muito importante o diagnóstico
precoce do câncer de mama”, alertou. Em seguida foi a vez da atividade física
laboral, com a presença da professora de Educação Física Juliana Farias, do
Projeto Viva Bem, e no final foi servido um coffee break.
A programação da campanha Outubro Rosa da Semes contou também
com a participação de servidores da Controladoria Geral do Município (CGM) e
das Superintendências de Gastos Públicos (SGP) e Licitação (SML).
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho
Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PG

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda
Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24)

O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)