Quarta-feira, 24 de junho de 2026 - 14h41

O Ministério da Saúde
elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância
em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque nacional durante o 3° Seminário
Diálogos para a Eliminação das Hepatites Virais, realizado em Brasília-DF, que
iniciou nesta quarta-feira, 24. O estado de Rondônia foi selecionado numa
chamada pública para apresentar o relato de experiência regionalizada, que
consolidou a ação entre as 10 principais iniciativas exitosas do país na
organização da rede de atenção à saúde.
A
apresentação da Agevisa/RO abordou o tema “Desafios e Estratégias para a
Implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais em Rondônia: Relato de
Experiência nas Regiões Madeira Mamoré e Vale do Jamari”. Além da ação da
Agevisa/RO, a Fundação Oswaldo Cruz Rondônia (Fiocruz Rondônia) também recebeu
destaque.
Para
o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reconhecimento é resultado das ações
realizadas pelo governo do estado com assistência à saúde que englobam a
qualificação dos profissionais de saúde, o fortalecimento da vigilância
epidemiológica, reuniões técnicas, distribuição de insumos e campanhas
educativas integradas com as secretarias municipais.
Segundo
o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, unir planejamento
estratégico à execução pontual nos municípios fortalece a rede de enfrentamento
e impulsiona a eliminar as hepatites virais em todo o estado. “Estar entre as
melhores experiências do Brasil evidencia a vigilância em saúde de Rondônia e a
gestão das ações realizadas”, ressaltou.

AÇÃO INTEGRADA
A
iniciativa foi apresentada em Brasília pela coordenadora estadual das hepatites
virais (NISTHV), Francilene Alves de Miranda, que enfatizou a importância de
compreender a realidade de cada território para o sucesso do programa: “A
implantação nessas regiões exigiu articulação entre os municípios e o Estado.
Mapear as dificuldades locais e estabelecer fluxos estruturados de diagnóstico,
prevenção, tratamento e monitoramento foi fundamental para alcançar o cidadão,
oferecer o tratamento adequado e oportuno no SUS”.
Também
foi destacada a experiência exitosa apresentada pela chefe do Laboratório de
Virologia Molecular da Fiocruz Rondônia, Dra. Deusilene Souza Vieira Dall’Acqua,
referente à implantação e ao rastreamento do projeto piloto do exame de carga
viral do vírus da hepatite D ou Delta (CV-HDV) no Sistema Único de Saúde (SUS).
JULHO AMARELO
A
Agevisa/RO reforça de forma que, por ser uma doença geralmente silenciosa, a
prevenção com a vacinação contra a Hepatite B, o uso de preservativos, cuidados
de não compartilhar materiais cortantes, orientações em escolas, universidades,
unidades de saúde continuam sendo formas de proteção importante. As ações de
conscientização ganham ainda mais força durante a mobilização anual do Julho
Amarelo, período em que a Agevisa-RO intensifica os mutirões comunitários e o
incentivo direto para que as pessoas realizem testes rápidos disponíveis nas Unidades
Básicas de Saúde (UBS) nos municípios.
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil
Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)