Segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 13h43

Uma parceria entre a Secretaria
Municipal de Saúde (Semusa) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) busca
estudar as sequelas causadas pela covid-19 na memória de pacientes de Porto
Velho, sobretudo em servidores municipais da área da saúde.
A universidade possui um convênio com a pasta para poder
utilizar o cenário de práticas do município.
A pesquisa, desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em
Psicologia (PPGPSI), se propõe a entender se os servidores da Semusa tiveram
sequelas pós-covid, envolvendo perdas da memória. O estudo partiu de um
residente do curso de saúde.
“Nosso primeiro passo, junto a Semusa, é entender se, de fato,
esses pacientes tiveram um quadro de perda de memória, através de uma testagem
psicológica. O objetivo é explicar se há uma relação nisso”.
A expectativa é de que a coleta ocorra até o mês de novembro.
Para o município, os futuros dados podem nortear a Saúde do Trabalhador a
fomentar políticas públicas desenvolvidas dentro da Semusa para o acolhimento e
tratamento dos servidores acometidos por esta sequela.
“Pesquisas sempre têm um peso significativo. Essa específica
atende a uma necessidade do município em entender o cenário pós-covid. A Unir e
Prefeitura acabam sendo parceiras importantes no processo de aprendizagem e de
ocupação dos cenários de prática e projeto de pesquisa”, afirma Angelita
Mendes, diretora da Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP), da Semusa.
A pesquisa pode ser acessada e respondida no link.
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho
Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PG

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda
Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24)

O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)