Sexta-feira, 14 de abril de 2023 - 14h43

Com o
objetivo de alinhar políticas de saúde pública para o enfrentamento de doenças
sexualmente transmissíveis e hepatites virais em Rondônia e municípios
fronteiriços com a Bolívia, o Governo de Rondônia, por meio da Agência de Vigilância
em Saúde – Agevisa promove o Encontro de Fronteira entre Brasil e Bolívia e
retoma os trabalhos do Comitê Interfronteiriço de IST, DST/Aids e Hepatites
Virais.
O
encontro foi aberto na manhã da quinta-feira, 13, no auditório do Rondon Palace
Hotel e segue até a tarde desta sexta-feira. A cerimônia de abertura reuniu
autoridades brasileiras e bolivianas.
O
secretário de Estado da Saúde, Jefferson Ribeiro da Rocha, destacou sobre a
publicação do edital para a conclusão do Hospital Regional de Guajará-Mirim,
com capacidade para 50 leitos, mais duas salas de cirurgias, laboratório, entre
outros. Segundo o secretário, o objetivo é unir esforços para atender indígenas, ribeirinhos, quilombolas e
comunidades da região fronteiriça.
A gerente
técnica em Epidemiologia da Agevisa, Arlete Baldez apresentou um retrospecto do
trabalho iniciado em 2014, em princípio, para conhecer o número de pacientes
portadores de IST, HIV/Aids e hepatites virais e onde eram tratados. Isso
porque há brasileiros tratados na Bolívia e vice-versa. O objetivo é definir
linhas comuns de ação nas áreas fronteiriças, e tentar manter os pacientes com
a carga viral mais baixa possível.
De 2019 a
agosto de 2021, os trabalhos foram praticamente interrompidos, devido à
pandemia do coronavírus. Quando a relação foi retomada, criou-se o projeto
Acelera Fronteira, envolvendo os nove municípios rondonienses fronteiriços com
a Bolívia, o que permitiu entre outras situações, realizar campanhas de
vacinação simultâneas, nos dois lados da fronteira.
O
diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima disse que, em menos de um
mês foram aplicadas 28 mil doses de vacina. “Os problemas nas regiões de
fronteira são muito parecidos, por isso precisamos de ações articuladas”,
enfatizando que, após este encontro, serão publicados boletins periódicos,
informando o que cada lado está fazendo para oferecer melhor qualidade de saúde
aos seus cidadãos”.
Na tarde desta sexta-feira será lançada a Carta
de Rondônia, com as respectivas responsabilidades de cada ator nesse processo
que envolve os três níveis de governo, tanto brasileiro quanto boliviano.
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda
Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24)

O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil
Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)