Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Atendimentos nas unidades básicas de saúde de Porto Velho crescem mais de 50% em julho e agosto

Comparativo é relacionado ao mesmo período do ano passado


Atendimentos nas unidades básicas de saúde de Porto Velho crescem mais de 50% em julho e agosto - Gente de Opinião

A demanda de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde de Porto Velho segue aumentando com o período crítico de baixa umidade do ar e o agravo das queimadas. Segundo dados fornecidos pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), comparando o período de 1 de julho a 31 de agosto deste ano ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de cerca de 56% de pacientes com problemas que podem ou não estar ligados a complicações causadas pela fumaça.

Os problemas são variados, como asma, bronquite, DPOC, sinusite, rinite e conjuntivite. Além de ser um problema de crise ambiental, as queimadas trazem uma série de prejuízos à saúde da população devido aos vários elementos tóxicos nocivos ao nosso organismo. A fumaça liberada durante a queimada desencadeia diversas doenças respiratórias ou agravam doenças respiratórias já existentes.

Pessoas com doenças crônicas, crianças e idosos são mais suscetíveis a contraírem qualquer uma destas complicações. Já em pessoas saudáveis é mais comum desenvolverem crises alérgicas neste período, como a sinusite e a rinite.

Olhos vermelhos, falta de ar, pele irritada, tosse, catarro, nariz entupido e crises alérgicas são as principais queixas entre os pacientes. A Semusa orienta para que sintomas leves como tosse e coriza sejam tratados em casa com lavagem nasal e oferta de mais líquidos quando se trata de crianças.

Para sintomas mais graves, como esforço respiratório, tosses constantes ou febre, o ideal é procurar atendimento médico para evitar complicações, como a pneumonia que pode levar à insuficiência respiratória. O primeiro atendimento pode ser buscado na unidade básica do bairro.

 

DENÚNCIAS DE QUEIMADAS

As denúncias de queimadas podem ser feitas para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) pelo e-mail [email protected], através de ligações ou mensagem de WhatsApp para (69) 984234092. Ao fazer a denúncia, a pessoa deve informar o endereço completo do local da queimada, como o nome da rua, número e bairro, pois isso facilita a ação dos fiscais. A competência do município hoje é a de identificar e autuar o infrator. Já o combate direto ao fogo é tarefa do Corpo de Bombeiros, que pode ser contatado pelo telefone 193.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho

Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PG

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda

Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24)

Rondônia é destaque nacional com experiência exitosa na implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais

Rondônia é destaque nacional com experiência exitosa na implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais

O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)