Quarta-feira, 31 de maio de 2023 - 11h07

Teve início na segunda-feira (29) e segue até esta quarta-feira (31), a
10ª Conferência Estadual de Saúde de Rondônia. O encontro está sendo realizado
no Campus da faculdade Unopar, em Porto Velho, e reúne membros da saúde,
autoridades municipais e estaduais e diversas instituições de saúde, entre elas
a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni, voltado à prevenção e
tratamento contra o câncer.
Ao longo dos três dias de Conferência, os participantes estão
acompanhando reuniões, palestras e diversas outras atividades que englobam uma
série de temas, entre elas as Políticas Públicas sobre a saúde em Rondônia.
"Está
sendo um momento muito importante, pois essa conferência está abordando vários
assuntos relevantes e que precisam mesmo ser debatidos. São temas valiosos e
necessários para que consigamos avançar em todos os setores, melhorando a saúde
como um todo", destacou a presidente da ASSDACO, Vera Travain Bianchini.
Durante o evento, que também contou com a participação de autoridades da
saúde, Poder Legislativo e Ministério Público, foi debatido sobre afirmação e
efetivação dos princípios e diretrizes do SUS, da universalidade, integralidade
e equidade para garantia da saúde como direito humano, além da definição de
políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais.
"Também foi uma excelente chance para nos aproximarmos do Governo Federal, por meio do doutor Mozart Julio Tabosa Sales. Pudemos pleitear um recurso, junto ao representante do Governo Federal, para a ampliar os serviços oferecidos pelo São Daniel Comboni. O Dr. Mozart garantiu esse recurso, que precisa passar pela aprovação do Estado, e ele garantiu que virá pessoalmente fazer essa entrega", ressaltou a presidente da ASSDACO.

A 10ª Conferência Estadual de Saúde de Rondônia tem contado com a participação do secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha. O titular da Sesau declarou que, a conferência “é um momento importante para reunir todos os envolvidos com a saúde pública de Rondônia e construir, por meio do diálogo, o que for melhor para o Sistema Único de Saúde, e para o Estado. O Governo do Estado se preocupou com a estrutura de alta complexidade e promoveu melhorias em alguns setores da saúde de Rondônia”, declarou
Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia (CES/RO), Robson Cardoso Machado Yalluzan, a conferência serve como uma oportunidade para debater políticas públicas sobre a saúde. “Queremos construir um plano anual de saúde do Estado de Rondônia, com a participação de todos os municípios, sendo de extrema importância, pois vai definir como a Sesau irá desenvolver suas ações de saúde, e ver as necessidades dos serviços do SUS, no tocante às Unidades Básicas de Saúde – UBS e Unidades de Pronto Atendimento – UPAs”, completou”.
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil
Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)