Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Rondônia

Rondônia tem a menor taxa de desocupação da Região Norte


Rondônia tem a menor taxa de desocupação da Região Norte - Gente de Opinião

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), Rondônia apresentou 10,1% de desocupação no segundo trimestre deste ano, sendo a menor da Região Norte e a sexta menor do país. Santa Catarina (5,8%), Rio Grande do Sul (8,8%), Mato Grosso (9%), Paraná (9,1%) e Mato Grosso do Sul (9,9%) lideram o ranking com as menores taxas.

 

Apesar da redução de 1,4 p.p em relação ao primeiro trimestre deste ano, considera-se que o índice rondoniense de desocupação se manteve estável, assim como ficou estável em comparação ao segundo trimestre de 2020. A taxa brasileira teve uma leve queda, ficando em 14,1%.

 

O número de empregados aumentou 7,2% entre os dois trimestres de 2021, passando de 433 mil trabalhadores para 464 mil. Quando comparado ao segundo trimestre de 2020, o aumento foi de 8,5%.

 

Também se observou que o número de empregadores com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) subiu de treze mil pessoas para 20 mil. O número de empregadores sem o registro manteve-se estável em torno de nove mil pessoas.

A PNAD Contínua traz ainda a informação que 49,5% dos trabalhadores rondonienses estão na informalidade, seja por não ter carteira assinada, seja por não ter registro no CNPJ. Entre as unidades federativas, o maior percentual foi registrado no Pará e Maranhão, com 60,5%, e o menor ocorreu em Santa Catarina (26,9%). O índice brasileiro foi de 40,6%.

 

Em relação à subutilização da força de trabalho, Rondônia teve o sexto menor percentual entre as unidades federativas e o menor da Região Norte: 21,3%. Já a taxa brasileira foi de 28,6%. O maior índice foi no Piauí (46,6%) e o menor ocorreu em Santa Catarina (10,6%).

Mais Sobre Rondônia

Idep abre inscrição para cursos profissionalizantes remotos em 21 localidades de Rondônia

Idep abre inscrição para cursos profissionalizantes remotos em 21 localidades de Rondônia

Estão abertas as inscrições para quatro cursos profissionalizantes gratuitos do Governo de Rondônia, até o dia 21 de outubro, por meio do Instituto

Nota de Esclarecimento da Sesau - Operação Dúctil

Nota de Esclarecimento da Sesau - Operação Dúctil

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reitera que em relação ao desdobramento da Operação Dúctil, criada e gerenciada pela Polícia Federal (PF) ne

Mil Dias de Gestão: Rondônia investe mais de R$ 20 milhões em serviços de defesa sanitária agrosilvopastoril

Mil Dias de Gestão: Rondônia investe mais de R$ 20 milhões em serviços de defesa sanitária agrosilvopastoril

Os mil dias de governo da gestão Estadual foram repletos de conquistas para o agronegócio rondoniense. Destaque para a pecuária que, por conta dos inv

Ariquemes é polo de capacitação em regularização fundiária  no programa Titula Brasil

Ariquemes é polo de capacitação em regularização fundiária no programa Titula Brasil

No município de Ariquemes foi realizada a terceira capacitação presencial do programa Titula Brasil, nos dias 7 e 8 de outubro, com a participação d