Porto Velho (RO) sábado, 16 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Rondônia

Governo de Rondônia entrega medalhas de “Mérito do Proerd” a militares e civis pelos serviços e contribuições ao programa


Autoridades civis e militares foram agraciados com a medalha “Mérito do Proerd” - Gente de Opinião
Autoridades civis e militares foram agraciados com a medalha “Mérito do Proerd”

O Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar (PM), promoveu nessa segunda-feira (30), no auditório do Teatro Guaporé, em Porto Velho, a solenidade de entrega de medalhas do “Mérito do Proerd”. A outorga destina-se a reconhecer e recompensar instrutores, personalidades, instituições civis e militares pelos relevantes serviços e contribuições feitas ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd).

Durante a cerimônia, 47 militares e autoridades civis foram agraciados com a medalha do “Mérito do Proerd”, dividida em três graus: bronze, prata e ouro. A cerimônia foi realizada observando os cuidados sanitários estabelecidos para evitar contágio contra o coronavírus.

Comandante-geral da PM parabenizou a ação dos militares por meio do Proerd no Estado

Durante discurso, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Almeida, ressaltou que o programa é de excepcional relevância para a corporação, com tendência de mais expansão. “Com o passar do tempo, observamos a produtividade e o trabalho realizado em atuação na causa. É tirar das ruas, evitando que o jovem ou adolescente se envolva com as drogas”.

O secretário de segurança, defesa e cidadania, José Hélio Cysneiros Pachá, disse que quando o Proerd chegou em Rondônia, houve uma quebra de paradigma, com vários talentos descobertos para atuar com o projeto nas escolas. Quando comandou o 6º BPM em Guajará-Mirim, Pachá acompanhou de perto a ação do projeto e, por fim, destacou e parabenizou os militares pelos serviços prestados em prol do Proerd nos 21 anos de existência.

O governador Marcos Rocha lembrou de sua gestão como diretor do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM), com o Proerd sendo executado nas salas de aulas e os resultados positivos que são reflexos até hoje. “São policiais que se dedicaram trabalhando nesta área, trabalhando pela prevenção do uso de drogas, salvando vidas. Que mais crianças e adolescentes sejam atendidos, ampliando mais essa ação junto as escolas e a sociedade”.

Para o coordenador estadual do Proerd, tenente José Dias, o programa gerou um resultado positivo na sociedade. “Desde a implantação do projeto no Estado, conseguimos realizar um importante trabalho nas escolas da capital e do interior de Rondônia. São mais de 285 mil alunos que foram atendidos e vamos alcançar 100% do Estado”.

Governador salientou que o programa é importância para evitar contato de crianças com as drogas

Após os discursos, houve a cerimônia de entrega das medalhas, em grau bronze, às autoridades civis. Logo depois, os militares receberam as medalhas em grau bronze, prata e ouro do mérito, de acordo com o protocolo. 

PROERD

A origem deste programa vem de meados de 1983, quando a polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, promoveu uma força-tarefa, visando prevenir o abuso de drogas destinado a crianças. A ação foi focada no público do ensino fundamental, sendo estudados vários outros programas para desenvolver o Drug Abuse Resistance Education (Educação sobre Resistência a Drogas – Dare).

O Proerd do Brasil é uma adaptação do Dare, que chegou ao país no ano de 1982, no Estado do Rio de Janeiro. Em Rondônia, as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) foram iniciadas em 2000, quando a corporação conseguiu trazer ao Estado o “I Curso de Formação de Instrutores”, sendo pioneiro na região Norte do país e a primeira Polícia Militar do Estado a sediar o curso.

Atualmente, o programa é desenvolvido em mais de 58 países e conta com quatro currículos educacionais: infantil, 5º ano, 7º ano e pais e está presente em quase todos os municípios do Estado de Rondônia. Ao longo de 21 anos, já foram atendidos com o apoio das secretarias estaduais e municipais de educação, mais de 285.504 alunos, dos quais foram incentivados pelos instrutores a se manterem longe das drogas.

Mais Sobre Rondônia

Idep abre inscrição para cursos profissionalizantes remotos em 21 localidades de Rondônia

Idep abre inscrição para cursos profissionalizantes remotos em 21 localidades de Rondônia

Estão abertas as inscrições para quatro cursos profissionalizantes gratuitos do Governo de Rondônia, até o dia 21 de outubro, por meio do Instituto

Nota de Esclarecimento da Sesau - Operação Dúctil

Nota de Esclarecimento da Sesau - Operação Dúctil

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reitera que em relação ao desdobramento da Operação Dúctil, criada e gerenciada pela Polícia Federal (PF) ne

Mil Dias de Gestão: Rondônia investe mais de R$ 20 milhões em serviços de defesa sanitária agrosilvopastoril

Mil Dias de Gestão: Rondônia investe mais de R$ 20 milhões em serviços de defesa sanitária agrosilvopastoril

Os mil dias de governo da gestão Estadual foram repletos de conquistas para o agronegócio rondoniense. Destaque para a pecuária que, por conta dos inv

Ariquemes é polo de capacitação em regularização fundiária  no programa Titula Brasil

Ariquemes é polo de capacitação em regularização fundiária no programa Titula Brasil

No município de Ariquemes foi realizada a terceira capacitação presencial do programa Titula Brasil, nos dias 7 e 8 de outubro, com a participação d