Porto Velho (RO) sábado, 27 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Wildes cobra melhorias no transporte coletivo urbano de Porto Velho


Autor do requerimento para a realização de audiência pública na Câmara Municipal de Porto Velho com a finalidade de discutir o transporte coletivo urbano na Capital, o vereador José Wildes de Brito (PT) foi o primeiro a utilizar a tribuna na sessão especial desta quinta-feira, 29/03. Para um plenário lotado de líderes comunitários e estudantis, e para uma platéia de autoridades e convidados, José Wildes cobrou providências urgentes visando à melhoria da qualidade do transporte de passageiros na área urbana.

O vereador criticou o atual sistema de consórcio, o que considera um monopólio, visto que não há concorrência entre as empresas. "Se houvesse concorrência, as empresas se preocupariam em melhorar cada vez mais", destacou. Wildes recebe diariamente inúmeras reclamações dos usuários, e com base nas carências verificadas, propôs um substitutivo ao Projeto de Lei nº 2350/2007, instituindo a parada livre a partir das 22 horas, a volta do vale-transporte tradicional, a instalação de película protetora nos vidros dos ônibus, a realização de cursos de aperfeiçoamento aos motoristas e cobradores, a utilização do espaço publicitário nos ônibus para divulgar o Município,  e a instituição da catraca livre no dia 1º de Maio.

Parada livre – Propõe a lei que o motorista fica desobrigado de parar o ônibus apenas nos pontos, podendo parar em qualquer lugar solicitado pelo passageiro respeitando o itinerário. "Esta mudança visa dar mais segurança aos motoristas, cobradores e passageiros, visto que eles podem escolher lugares mais seguros e mais iluminados para efetuarem as paradas", disse. 

Vale-transporte - De acordo com o substitutivo, a tarifa poderá ser cobrada em dinheiro, bilhete eletrônico ou em vale-transporte comum e vale-transporte escolar.

Películas protetoras nos vidros - A instalação de películas protetoras nos vidros dos ônibus visa oferecer mais segurança aos passageiros em caso de acidente, em que os estilhaços de vidros ficariam retidos, e assim não atingiriam os pedestres e os passageiros.

Cursos de aperfeiçoamento – A lei propõe a realização de cursos aos motoristas e cobradores abrangendo relações interpessoais, primeiros socorros, direção defensiva e direitos humanos e cidadania.

Espaços publicitários – Outra mudança prevê a utilização dos espaços publicitários nos ônibus para a divulgação do Município.

Itinerários – Visando acabar com os atrasos e a falta de ônibus em determinados bairros, especialmente da periferia, o vereador propõe uma melhor distribuição dos itinerários e da frota de ônibus, bem como a presença de cobradores nos microônibus e a circulação de ônibus até as 00:3.

Catraca livre – Propõe a instituição do dia da catraca livre, ou seja, que no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, o transporte seja feito gratuitamente.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)