Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

USINAS DO MADEIRA: Professor Dantas questiona impactos ambientais em Guajará-Mirim


Durante sessão especial realizada no plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia, na manhã de quarta-feira (20), para palestra sobre a Construção das Usinas de Jirau e de Santo Antônio, no rio madeira, o deputado professor Dantas (PT) fez questionamentos em relação ao impacto ambiental na cidade de Guajará Mirim e região.

O deputado relatou que durante um simpósio realizado na cidade de guajará, na última sexta-feira (15.06), realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTERO), Sindicato dos Servidores Federais (SINDSEF), Partido dos Trabalhadores (PT) e Universidade Federal de Rondônia, onde foram discutidos os principais pontos sobre a construção das hidrelétricas do madeira, como a geração de emprego e renda, os benefício e prejuízos que o empreendimento pode causar na cidade entre outros temas.

Durante o simpósio o deputado disse que inúmeras dúvidas dos moradores, acadêmicos, empresários e comerciantes surgiram em relação aos alagamentos na região. O morador Dulcio, que mora na cidade, mas tem uma chácara às margens do rio, questionou essa possibilidade, já que está fazendo investimentos no local e tem medo de perder tudo com o possível alagamento do local.

Na Sessão Especial que trouxe até o plenário da casa de leis o Diretor Administrativo da Odebrecht, José Bonifácio Pinto Junior e o Diretor de Meio Ambiente Sérgio Leão, o deputado Dantas fez os questionamentos e obteve como reposta dos engenheiros que de acordo com estudos de impacto ambiental realizados pela Odebrecht, o município de Guajará-mirim e grande região que engloba Fortaleza do Abunã, Abunã e Nova Mamoré não serão atingidos, até porque Guajará está há mais de 100 quilômetros do local onde as Usinas serão construídas. E que um outro estudo que ainda está em andamento mostra que em relação às cheias, os testes comprovam que nenhuma mudança irá ocorrer na região mesmo com os reservatórios cheios. “Vários níveis foram estudados e nenhum deles fez diferença em relação ao nível do rio”, concluiu o diretor de Meio Ambiente da empresa.

“Me sinto no dever de perguntar sobre esses pontos, já que fui questionado pelos moradores de lá. Diante disso temos a obrigação de mostrar aquela população que esse problema de alagação não vai acontecer e que todos podem ficar despreocupados”, finalizou Dantas.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató

Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste

Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste

A cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, acaba de ser palco da primeira pesquisa de intenção de voto conduzida pela Data Continental, focando n

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Com a proposta de reforçar o papel das instituições de ensino como espaço estratégico para a promoção de direitos e proteção integral da infância e

Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB

Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB

Com atuação firme na saúde pública, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) segue investindo em Rondônia com emendas e projetos que fortal

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)