Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

TCE/Escon capacita contadores e controladores municipais



O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), através da Escola Superior de Contas (Escon), realizou na última terça-feira (23), no auditório da Corte, o curso “Sigap Corporativo – Recepção de Dados – Teoria e Prática”, ministrado pelos técnicos do Tribunal, Allan Albuquerque, Jorge Eurico e Rodolfo Kezerle, com a participação de 64 contadores dos municípios rondonienses. O curso também foi ministrado no mesmo local nessa quinta-feira (25), das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, a todos os controladores municipais.

O treinamento tem por objetivo a apresentação da nova plataforma do Sistema Sigap Corporativo – Recepção de Dados, bem como a apresentação dos relatórios e documentos exigidos para o envio de prestação de contas do Chefe do Executivo Municipal, referente ao exercício de 2015, os quais serão entregues até o próximo dia 31 de março. Os técnicos destacaram a importância quanto ao envio tempestivo e a integralidade da documentação e, ainda, quanto à composição, estrutura e requisitos dos relatórios e demonstrativos.

Nesta fase será recepcionada exclusivamente a Prestação de Contas Anual Consolidada do Chefe do Poder Executivo Municipal, exigida por força do artigo 11, inciso VI, da Instrução Normativa nº 13/TCE-RO/2004. As demais contas da administração pública municipal e estadual (direta e indireta), a exemplo do Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, fundos, fundações, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como dos consórcios públicos, continuam a ser enviadas em meio físico.

SIGAP CORPORATIVO – RECEPÇÃO DE DADOS

O sistema vai permitir que o Poder Executivo Municipal transmita ao Tribunal todos os relatórios e documentos exigidos pela Instrução Normativa nº 13/TCE-RO/2004 e demais legislações correlatas por meio eletrônico e com assinatura digital dos responsáveis (contador, controlador e prefeito), permitindo maior eficiência e redução de custos ao processo de prestação de contas da administração municipal.

OUVIDORIA

Durante o curso dessa terça-feira, os participantes também tiveram a oportunidade de obter informações sobre o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria do TCE. A explanação foi realizada pela servidora Ana Lúcia da Silva, que dentre os assuntos abordados explicou que a Ouvidoria tem a função de proporcionar ao cidadão o pleno direito à participação e ao controle da administração pública, sendo um espaço para recepcionar comunicado de irregularidades, pedido de informações, sugestão e crítica, com o intuito de buscar o aperfeiçoamento da gestão pública.

Também foi feita uma breve explanação sobre a Lei de Acesso à Informação (Lei federal nº 12.527/11), destacando o papel da Ouvidoria como fomentadora do controle social e da transparência. Com este objetivo o TCE-RO disponibiliza em sua página virtual a ferramenta denominada SIC, que pode ser acessada neste link.

Fonte: Ascom TCE

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)