Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

TCE: Auditoria da saúde será abordada em palestra


 

Buscando divulgar os resultados da auditoria operacional realizada a fim de avaliar a qualidade dos serviços de atenção básica prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), realizará palestra sobre o tema nos municípios-polo de Vilhena, no próximo dia 10, e Cacoal, dia 12.

 

Destinada a prefeitos, secretários e profissionais de saúde, além de membros dos Conselhos Municipais dessa área, comunidade acadêmica e demais interessados, a apresentação será feita pelos integrantes da comissão de auditoria nas UBS, coordenada pelo conselheiro-substituto Davi Dantas da Silva.

 

Nesse trabalho realizou-se um grande diagnóstico na área da atenção básica em saúde, apresentando dados sobre a realidade verificada pelo controle externo no Estado de Rondônia. Fincada em três eixos (gestão de pessoas, monitoramento/avaliação e planejamento), a auditoria operacional teve como foco, em todas as suas fases, a administração dos gestores da saúde, já que um dos objetivos foi o de avaliar a gestão em seus mais diversos aspectos.

 

Os resultados foram consolidados em um relatório técnico, que foi encaminhado ao conselheiro relator do processo, a fim de consolidar o relatório final da auditoria operacional, que será apreciado pelo Pleno do Tribunal de Contas, o qual, por sua vez, expedirá medidas de melhoria à gestão pública. O resultado também subsidiará o diagnóstico nacional que as Cortes de Contas estão realizando sobre a qualidade dos serviços prestados nas UBS.

 

INSCRIÇÕES

 

As inscrições para as palestras são gratuitas, podendo ser feitas pelo portal do TCE, no link da Escon: http://www.tce.ro.gov.br/Sigiep/. Os interessados devem observar o polo ao qual seu município está vinculado por meio da seguinte distribuição:

 

Dia 10/8 – Secretaria Regional do TCE em Vilhena, envolvendo, além do município-sede, as cidades de Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno e Pimenteiras.

 

Dia 12/8 - Secretaria Regional do TCE em Cacoal, com a participação ainda dos municípios de Castanheiras, Costa Marques, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, São Felipe do Oeste, Santa Luzia do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e São Francisco.

 

Já os municípios de polos que não tenham sido contemplados e cujos integrantes queiram participar podem fazê-lo, inscrevendo-se em qualquer dos polos disponíveis.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)