Porto Velho (RO) sábado, 27 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Sobre manifestações de parlamentares estaduais à CARTA da CUT


NOTA PÚBLICA

 

 

Em matérias na imprensa, publicadas nesta quinta-feira (29), há críticas de alguns parlamentares, em tom indignado, ao se rebater o teor do documento da CUT, intitulado "CARTA AO POVO DE RONDÔNIA: Ação legítima ou abuso de Poder" em que a Central propõe à sociedade rondoniense uma reflexão sobre ações de poder Executivo que, em nossa visão de trabalhadores, representariam uma escalada de autoritarismo, com o poder do Estado sendo usado de forma discricionária e anti-republicana contra setores da sociedade.

 

Como somos, por princípios, democratas, respeitamos essas opiniões. Entretanto, considerando que as referidas matérias sequer mencionam os questionamentos apresentados no titulo da Carta (Três fatos recentes denotam o uso do poder de Estado como instrumento discricionário de pressão sobre segmentos da sociedade), apresentamos abaixo algumas indagações que para nós, trabalhadores, cidadãos e eleitores, não foram esclarecidas:

 

1)      Justifica-se a unanimidade, que o poeta já não tinha em alta conta, com base em pareceres da Comissão de Constituição e Justiça. Entretanto, a CCJ não é controlada pela base do governo? Além disso, é comum que todos os pareceres dessa Comissão sejam homologados em Plenário, e ainda mais por unanimidade?

 

2)      Seriam verdadeiros os boatos que correm pela imprensa, de que a base do governo quer derrubar a Lei que proibiu o câncer do nepotismo? inclusive já se contaria com 18 votos contabilizados?

 

3)      Por que, ao rebater a Carta da CUT, não houve uma única menção, negando, confirmando ou discordando sobre o tema central da Carta que é um visível abuso de poder do Estado?

 

4)      Qual a posição sobre as constantes ameaças aos direitos e prerrogativas de Sindicatos, que de tão absurdas e autoritárias, nem nos períodos de chumbo da ditadura, de triste memória, já se tinha ouvido falar?

 

5)      Não é razoável que a zelosa ação fiscalizatória feita, até onde se sabe, exclusivamente sobre um contribuinte, deveria também se estender, de forma igualitária, sobre outros setores?

 

6)      Poderiam citar alguns exemplos de ações semelhantes, da vigilância sanitária, contra postos de saúde municipais, na história de Rondônia, como as que recentemente foram realizadas na Capital, onde o prefeito é notório adversário político do Palácio Getúlio Vargas?

 

Para finalizar, manifestamos de público nosso respeito ao Parlamento, pilar de qualquer democracia; mas nos permitimos exercer o direito, Constitucional, de expor nossa modesta, mas sincera opinião. Além disso, não fizemos acusações, mas apresentamos uma constatação de fatos e propusemos algumas reflexões.

 

Porto Velho, 29 de março de 2007.

 

A Direção da CUT-RO.    

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)