Porto Velho (RO) terça-feira, 1 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Secretário destaca mudanças na estrutura da Sejus


Com a aprovação da Lei Complementar nº 412, de 28/12/07 pela Assembléia Legislativa no último dia 27, a atual Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seapen) passa a se chamar Secretaria de Estado e Justiça (Sejus), e com a criação da Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente Infrator, torna-se responsável pelas políticas, organização e administração dos centros de medidas sócio-educativas de adolescentes infratores.

O secretário Gilvan Cordeiro Ferro afirmou que a Lei de autoria do Executivo visa melhorar a execução de programas e projetos voltados aos menores que se encontram sob medida sócio-educativa. “O governador Ivo Cassol, ciente da necessidade de ampliar as ações nesta área, não mediu esforços para transferir esta competência à Sejus, que até então, era da extinta Fundação de Assistência Social (Faser) e agora Secretaria de Estado de Ação Social (Seas)”, destacou.

Gilvan Ferro explica que a mudança foi meramente administrativa, já que a Sejus dota de melhor estrutura para oferecer a este grupo condições necessárias à execução das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Estaremos implementando políticas de qualificação dos servidores do Sistema Penitenciário e Sócio-Educadores para atender os adolescentes e estabelecendo parcerias com outros órgãos, iniciativa privada e organismos não-governamentais para a execução de programas de formação profissional aos menores”, enfatizou.

Coordenador - O atual diretor executivo da extinta Faser, Gabriel Tomasete, será o responsável pela nova coordenadoria, confirmou o secretário. “Especialista em direitos humanos, presidente do Conselho Penitenciário e um vasto currículo na área, Gabriel demonstrou enorme competência pelo tempo que esteve naquela instituição coordenando as políticas de atendimento ao menor infrator e fiscalizando a execução das medidas previstas no Estatuto”, revelou Gilvan Ferro.

O jovem advogado anunciou na última semana que as ações do Governo na área de ação social irão aumentar consideravelmente em 2008. “Essas ações também farão parte do plano de ações da Coordenadoria, somando com os programas e projetos já desenvolvidos pela Sejus”, explicou Tomasete.

Fonte: Luiz Alexandre
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)