Segunda-feira, 25 de maio de 2015 - 10h10
O Estado de Rondônia terá vinte nove municípios participando da maior campanha de incentivo à pratica esportiva, o “Dia do Desafio”. A realização do evento é de responsabilidade das Prefeituras e coordenado pelo Sesc em todo Brasil. Realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em 2015 será no dia 27. O evento terá uma programação que acontecerá durante todo o dia, propondo a realização de pelo menos 15 minutos ininterruptos de atividades esportivas ou exercícios físicos.
Com um lema "Você se mexe e o mundo mexe junto", o Dia do Desafio trata-se de uma competição saudável entre cidades de todo o continente americano em favor da prática de exercício físico e o fim do sedentarismo. A ideia é mobilizar o maior percentual de pessoas e fazer com que os mesmos entendam a importância da campanha, inserindo assim em sua uma rotina esportes ou alguma atividade física. Para contribuir com o evento será necessário registrar a sua participação gratuitamente no dia da mobilização, através do telefone que as Prefeituras estarão divulgando. Em Porto Velho os números são 2901-3201 ou 2901-3202.
Na capital o Sesc estará funcionando como um polo esportivo e recreativo para Dia do Desafio, e preparou atividades que incluem forró, dance, videokê, jogos de mesa, estação pintando o sete, festival de brincadeiras populares, que inicia ás 7h30 encerrando 18h30 no Sesc Esplanada, além de atividades de dança com o grupo da 3ª Idade às 14h, recreação (abraço sanduíche) com os alunos do Sesc Escola, às 7h30 e 16h30, às 11h ginastica laboral no restaurante do Sesc Centro. O Dia do Desafio conta com a parceria do Porto Velho Shopping que estará desenvolvendo juntamente com o Sesc, um aulão com ginásticas rítmicas. O Sesc também desenvolverá atividades dentro do presídio feminino. “Pensamos em atividades que envolvam os nossos clientes, alunos, idosos e visitantes. Aqueles que não podem vir até o Sesc, a dica é usar a criatividade, vale tudo, caminhada, corrida, ginástica, alongamento, entre tantas outras formas de se exercitar. O importante é participar”. Fala o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, Raniery Araujo Coelho.
Em 2014 participaram do evento 43 países, 3.165 cidades e foi contabilizado cerca de 47.316.678 participações, um número bastante expressivo. Rondônia já tem o nome das cidades que irá confrontar e a organização promete contribuir para os dados aumentarem em 2015.
O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá e Coordenado pelo Sesc, desde 1995, é uma iniciativa da TAFISA, The Association For International Sport for All - conta com o apoio da ISCA, International Sport and Culture Association e da UNESCO e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais.
Em 2015, o Dia do Desafio acontecerá em sua 21ª edição e, desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016.
_________________________________________________________________
Keila Alves / SESC Rondônia
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização
Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)