Terça-feira, 18 de dezembro de 2007 - 07h57
O vice-líder do PPS na Câmara, deputado federal Moreira Mendes (RO), fez críticas à decisão da base aliada de continuar impedindo os trabalhos no plenário da Casa. Os governistas vão insistir na obstrução de votação até que os senadores votem em segundo turno a PEC que prorroga a DRU (Desvinculação de Receitas da União), prevista para esta semana.
É a quarta semana consecutiva que os deputados não votam uma matéria sequer. Em entrevista à TV Câmara, Moreira Mendes lamentou a manobra palaciana. "Parece que o governo não aprendeu a lição. Perdeu lá no Senado (a CPMF) por conta da sua arrogância na condução da relação com o Congresso e continua da mesma forma, impedindo que a Câmara exerça seu papel", disse.
O deputado lembrou que, com exceção de duas ou três matérias, a Câmara não "fez outra coisa nesse ano a não ser votar e aprovar medidas provisórias". Ele admite que os trabalhos legislativos praticamente foram encerrados. "Acabou o trabalho esse ano, infelizmente. Mas a população precisa ficar ciente de que nós deputados não estamos votando nada por conta exclusiva dessa falta de entrosamento do governo federal com a Câmara", frisou o parlamentar.
Moreira Mendes observou que a Câmara discute no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça proposta de emenda à constituição que muda a tramitação das Medidas Provisórias, como forma de conter a edição desenfreada desse tipo de matéria. Ele considera alterações dessa ordem fundamentais para o resgate da autonomia do legislativo. "Não é possível conviver com um congresso que tem apenas o papel de homologador de medidas provisórias", declarou.
Fim da CPMF
O deputado disse, ainda, que os cerca de R$ 40 bilhões que o governo deveria arrecadar em 2008, caso a CPMF fosse mantida, não vão fazer falta ao governo. Segundo ele, boa parte desses recursos é usada para formar o superávit primário economia que a União faz para pagar juros da dívida. "É um dinheiro que iria para o bolso dos banqueiros. Além disso, o governo teve aumento de arrecadação em 2007 em relação ao ano passado", acrescentou.
Fonte: William Passos
SEMOB atende pedido do vereador Everaldo Fogaça nas ruas ruas Madagascar e Magno Asolino
Nesta semana, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), atendeu ao pedido de providências do ver
Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de
A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme