Sábado, 5 de setembro de 2015 - 00h05
Em visita ao escritório central da Emater, em Porto Velho, o deputado estadual Jean Oliveira propôs uma discussão para um trabalho em conjunto entre o governo estadual, por meio da Emater, e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) para realização de análises de solo para o produtor rural. A conversa foi realizada informalmente com o presidente Luiz Gomes Furtado, nesta última sexta-feira (4). Além da parceria foram discutidos assuntos inerentes à agenda positiva para a região da Zona da Mata e a participação nos eventos que serão realizados naquela região, durante o mês de setembro.
A distribuição de calcário foi outro tema abordado na conversa entre o deputado e o presidente da Emater. Para Luiz Gomes seria muito interessante a disponibilização de equipamentos para distribuição de calcário na propriedade. Segundo ele, muitas associações rurais têm o trator, mas não têm implementos. Se houvesse a possibilidade de se emprestar esses equipamentos às associações, seria de grande importância produtiva para o produtor rural. “E as parcerias poderiam ser feitas através das prefeituras, que teriam muito mais facilidade de atender às demandas”.
Sobre a construção de laboratórios de análise, Luiz disse que alguns municípios já contam com a estrutura, mas muitos não estão ativados. As próprias universidades para oferecerem o curso de agronomia, precisam ter o laboratório de análise e a Unir também têm. Dizendo que desconhecia essa realidade o deputado se propôs a trabalhar para uma possível parceria entre a Emater e a Unir, intermediada pelo governo estadual, para uma ação conjunta entre a empresa de assistência técnica e extensão rural e a universidade, na análise de solos.
Por fim, ambos discutiram as atividades a serem realizadas na região da Zona da Mata durante o mês de setembro, com destaque para o Dia Especial sobre agricultura familiar e diversidade de produção, a ser realizada no município de Alta Floresta do Oeste; a inauguração do frigorífico de suínos Frigooeste, em Nova Brasilândia do Oeste, entre outras atividades, todas no dia 17 próximo.
Fonte: Wania Ressutti
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização
Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa
Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)