Quarta-feira, 5 de dezembro de 2007 - 11h17
"A educação do Brasil vive um quadro de tragédia". Com essas palavras o deputado Jesualdo Pires (PSB) deu início ao seu discurso falando sobre os mais diversos problemas com o setor educacional do país. O deputado apresentou uma pesquisa divulgada pelo jornal "O Globo", na edição do dia primeiro de dezembro que trás resultados alarmantes, como por exemplo, a notícia de que 70% dos professores de ciência não são formados na área e que na disciplina de física o índice é ainda maior, 90% dos profissionais que dão aulas no Brasil, não são habilitados. Os números são altos também na disciplina de química, onde 86% dos professores não têm nível superior. "Como alguém pode ensinar física sem conhecer a matéria, ainda mais física que é uma disciplina complexa? É inadmissível que alguém ensine sobre elementos químicos sem conhecer química", questionou o parlamentar.
O deputado citou o resultado do desempenho do país na prova realizada pelo Programa Internacional de Avaliação de alunos que deixou o Brasil em 52º lugar entre os 57 países. Esta prova é considerada pela organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico a mais abrangente e rigorosa pesquisa neste segmento. A má formação dos professores é apontada por especialistas como uma das principais causas do péssimo desempenho do país, nesta prova. Jesualdo disse ainda ser lamentável trazer um resultado tão ruim da educação. Através de números oficiais, está claro que o Brasil detém um dos piores indicadores de qualidade de ensino no mundo.
Em aparte o deputado Neri Firigolo (PT), disse ser uma pena que o país esteja nessa situação, mas defendeu que não se deve culpar o Governo Lula pelo o que está acontecendo. "Esse problema já se arrasta por muitos e muitos anos", concluiu. O deputado professor Dantas (PT) enfatizou que se investe muito dinheiro na educação, mas se investe mal, por isso destaca que é preciso trazer o assunto para ser discutido com mais amplitude dentro da Casa de Leis. "Vejo questões preponderantes para uma educação de qualidade, já que acredito que educação vai desde o transporte escolar até boas bibliotecas dentro das escolas. É hora de se investir recursos com inteligência, qualidade e consciência", finalizou.
O deputado Ribamar Araújo (PT) reafirmou que o problema é antigo e que a queda na qualidade da educação começou há 40 anos, ainda no regime militar. "Essa foi a pior coisa que o regime militar deixou de herança para o Brasil. Sabemos que a culpa não é do Governo Federal que aí está. Já ocupamos a oitava potencia econômica do mundo e hoje fico triste com a colocação como um dos piores na educação", ressaltou. O deputado Euclides Maciel (PSDB) lembrou que é preciso se preocupar também com a faculdade, pois quem tem um ensino fundamental e médio de péssima qualidade não consegue vaga numa universidade federal e nem sempre os jovens tem condições de pagar uma faculdade particular.
Jesualdo ressaltou que não se deve mais tratar a educação como questão municipal ou estadual, pois não se pode culpar o prefeito ou o governador de cada Estado pelos problemas, já que eles não dispõem de recursos financeiros. Disse que a nação brasileira tem que abraçar essa causa. "Não precisamos procurar culpados e sim soluções, pois sucatear o ensino público é o mesmo que sucatear o povo brasileiro", encerrou.
Fonte: Decom
Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de
A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme
Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei