Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Jean propõe criação do Instituto de Terras de Rondônia



O deputado Jean Oliveira (PSDB) apresentou indicação ao governo do Estado solicitando a criação do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências de Rondônia. Caso o governo acate a indicação do parlamentar, deverá enviar à Assembleia Legislativa anteprojeto de lei para a criação do órgão.

Jean Oliveira justificou sua intenção explicando que, em face da grande expansão das áreas de produção agrícola, a demanda nos serviços da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) aumentou substancialmente, tornando o fluxo lento e provocando uma quase paralisação do setor.

Diante disso, alega Jean, é necessária a criação de outro órgão que analise questões específicas, tais como a execução de política agrária em relação às terras públicas, tendo como finalidade a colonização e o desenvolvimento rural do Estado.

Ainda segundo o deputado, o instituto fará a execução dos serviços cartográficos e a elaboração do cadastro territorial rural e suas estatísticas imobiliárias, entre outras atribuições.

O parlamentar disse ser contra o inchaço da máquina administrativa, porém nesse caso, salientou, se trata de um incremento em um setor altamente produtivo para o Estado e que é a mola propulsora para o desenvolvimento.

Fonte: David Casseb

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)