Quarta-feira, 21 de novembro de 2007 - 10h47
Através de uma parceria com a Escola Técnica do SUS em Rondônia, índios de diversas aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vilhena, órgão executivo da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) estão concluindo o curso de Agentes Indígena de Saúde (AIS). A capacitação é composta de seis módulos e conta com a participação de 89 indígenas dos municípios de Vilhena, Ouro Preto, Cacoal e Juina (MT).
A última etapa programada para terminar no próximo dia 30, intitulada 'Saúde do Adulto e Atendimento de Urgência' tem o objetivo fornecer apoio técnico e teórico aos alunos sobre situações como: primeiros socorros, alcoolismo, saúde bucal, doenças crônico-degenerativas e fases da vida.
Segundo os organizadores, esta fase da formação tem carga horária de 120 horas, sendo que parte dela é realizada nas aldeias com supervisão dos instrutores. No fim do curso estes indígenas serão certificados pela Escola Técnica do SUS, em data a ser definida.
Entre as atividades realizadas pelos AIS nas aldeias estão: acompanhamento de gestantes; atendimento aos casos de doenças mais freqüentes (infecção respiratória, diarréia e malária); acompanhamento de vacinação; acompanhamento da saúde de famílias da comunidade; visitas domiciliares; orientação e educação em saúde, entre outras.
Fonte: Ascom
Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de
A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme
Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei