Sexta-feira, 21 de setembro de 2007 - 11h49
A regularização fundiária no estado de Rondônia será intensificada a partir de outubro, segundo informou Roberto Kiel, diretor de Ordenamento de Estrutura Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA), durante reunião com a deputada federal Marinha Raupp(PMDB-RO), esta semana, em Brasília. Da reunião, ainda participaram outros diretores do Instituto, como o chefe de gabinete, Carlos Kovalski e o assessor parlamentar, Antônio Marangon.
Roberto Kiel destacou que a regularização fundiária na região norte é a prioridade do Instituto este ano, e obedece a uma determinação do governo federal de contemplar as famílias que residem em áreas irregulares.Vislumbra-se com as ações de regularização fundiária a possibilidade de incorporar um segmento grande de produtores rurais que não tem acesso pleno às políticas de financiamento para o Plano Safra e à Agricultura Familiar, disse Kiel, explicando que a regularização das terras complementa o desenvolvimento da região.
Acrescentou, ainda, o diretor que o processo de regularização fundiária do INCRA contempla três tipos de áreas: as que estão na faixa de zero a 100 hectares, onde os técnicos concedem à titulação após uma vistoria, sendo mais simples; áreas entre 100 e 500 hectares ocorre a dispensa da licitação com a concessão do título real de uso alcançando um valor de 30% da terra nua, e nas áreas acima de 500 hectares, o processo de regularização é mais complexo ocorrendo mediante licitação.
Ele informou também que a divisão do INCRA, no estado de Rondônia está orientada a iniciar a regularização das terras, e que no início de outubro estará visitando os municípios que tem uma demanda maior de processos de ordenamento fundiário. Orçamento não é o problema, frisou o diretor explicando que o órgão aguarda uma suplementação orçamentária para resolver em definitivo esse problema em Rondônia e nos demais estados da região.
A deputada Marinha Raupp saiu da reunião satisfeita com a posição assumida pelos dirigentes do INCRA em relação à regularização fundiária no estado. Ela lembrou que essa era a segunda vez em menos de 15 dias que discutia com o Instituto essa questão que tanto interessa aos trabalhadores rurais do estado. Da última vez, o senador Valdir Raupp esteve presente na reunião mantida com o diretor de Programas, Raimundo Lima, disse a deputada ao justificar a ausência do senador que estava participando de reuniões de várias comissões temáticas do Senado Federal.
Fonte: José Ribamar
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização
Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)