Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Implantação de rede facilita registro de empresas



O deputado Laerte Gomes (PEN), durante pronunciamento em sessão plenária da Assembleia Legislativa, discorreu sobre os esforços desencadeados pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom) visando a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), conforme trata a Lei Federal 11598/07.

De acordo com o deputado Laerte Gomes, através desta parceria da Arom e com o apoio técnico do Sebrae, será disponibilizada ferramenta para a Junta Comercial, interligar todos os municípios, além de reduzir substancialmente a burocracia, na abertura de novas empresas.

O parlamentar ressaltou que, conforme dados da Junta Comercial e da Receita Federal, 40% das empresas em funcionamento não se encontram legalizadas perante os municípios. Essa situação, além de ensejar enorme sonegação fiscal, deixa os cidadãos empreendedores não só à margem da legalidade, mas sobretudo, sem acesso a financiamento, crédito, compras governamentais, benefícios sociais e previdenciários.

Conforme explicou o parlamentar, “o objetivo precípuo da Redesim é reduzir a burocracia existente para a legalização de empresas e negócios”. Complementou ainda o parlamentar, que o Redesim será implantado por meio do sistema integrador estadual, que realiza a integração do Cadastro Sincronizado Nacional (Cadsinc) e os diversos órgãos estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

Laerte Gomes informou que o novo programa a ser protagonizado pela Junta Comercial de Rondônia disponibilizará estes serviços via internet, proporcionando um ambiente  favorável que permita ao cidadão empreendedor realizar todo o processo de formalização ou legalização de seu empreendimento, por meio de contato único com a administração pública, tornando-o muito mais célere e reduzindo a burocracia que atualmente existe.

Ao concluir, destacou o deputado que desde agosto de 2009 a Arom aderiu a este projeto consorciado e passou a ter acesso à Plataforma Sigvox, que contempla vários outros sistemas, que conta com infraestrutura tecnológica para hospedagem, disponibilizando aos municípios rondonienses o sistema denominado SIGPub, utilizado por 49 municípios.

Laerte Gomes explicou, ainda, que além de atender a todas as especificações do comitê gestor nacional da Redesim e da Receita Federal do Brasil, o sistema possui diversas funcionalidades para atender às demandas específicas dos municípios. “Significa dizer que aqueles que desejarem aderir a Redesim não precisarão realizar quaisquer investimentos em sistemas ou infraestrutura para simplificar e autorizar os processos de legalização de empresas”, finalizou.


Fonte: Paulo Ayres
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)